Como será a Concessionária 2.0? Os showrooms físicos vão desaparecer? Confira nesse texto como enfrentar a avalanche de mudanças da Era Digital e permanecer relevante na economia do futuro.

A constante disrupção digital pela qual passa o mercado desafia o modelo tradicional das concessionárias. Mudar e se reinventar para continuar a atrair consumidores e ter relevância na indústria automotiva é imprescindível no cenário atual.

As tendências de transformação do automóvel em uma nova plataforma de conectividade, uso de energias renováveis, um consumidor cada vez mais especialista e com tendências a compartilhar o uso do carro já são realidades de países como EUA e Canadá.

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De acordo com a consultoria BI Intelligence, 381 milhões de carros conectados estarão nas ruas até 2020.

Uma das mudanças trazidas com essa nova era é que hoje 80% dos consumidores de carro começam sua jornada de compra na internet. Em vez de levar a família em um final de semana para conferir as opções de carros na concessionária, o primeiro contato com o carro desejado começa online.

Esse primeiro contato ocorre quando os consumidores pesquisam online e encontram as experiências compartilhadas por outros usuários.

Então, diante do cenário de mudança, o que as concessionárias e seus gestores devem fazer para se adaptar e otimizar os lucros pegando carona na atual revolução digital?

Quanto antes você renovar a estratégia da sua concessionária para se adaptar às tendências do futuro, melhor. É importante ter isso em mente. A sua concessionária só estará plenamente adaptada à era digital se houver uma mudança de mentalidade. E essa mudança começa pelos profissionais.

Reinvente o time

É essencial que a sua concessionária atraia novos talentos e novas habilidades. Que conte com funcionários atualizados, com pleno domínio do universo digital, que saibam trabalhar em equipe e que vejam recompensa no desenvolvimento de novas habilidades e na inovação.

Esse estímulo em inovação é importantíssimo para a nova geração de profissionais no mercado. De acordo com pesquisa da Accenture Strategy, para 69% dos recém-graduados a preferência por um bom ambiente de trabalho vem acima de salário.

concessionária do futuro gestão de profissionais

Também é de suma importância investir na atualização dos profissionais com os quais você já conta na concessionária. Principalmente por meio de treinamentos, para que estejam sempre familiarizados com o que há de novo no ambiente digital de vendas.

Do recrutamento ao treinamento, da promoção à retenção. A seleção dos profissionais do seu time de vendas deve priorizar pessoas que sejam adaptáveis às constantes mudanças.

A realidade é que, diante das atuais mudanças, o papel da concessionária mudou. Principalmente porque seus consumidores chegam até você já sabendo o que querem comprar. Deste modo, seu time de vendas precisa saber realizar bem toda a estratégia de captar leads online, se relacionar com eles e acompanhá-los por toda jornada de compra.

Campanha de links patrocinados, Encantamento de Leads, showrooms virtuais sempre atualizados e análise de dados. Estes são métodos e técnicas de concessionárias modernas e adaptadas ao futuro, que não exatamente envolvem o relacionamento cara-a-cara no showroom físico, mas que impulsionam, e muito, as vendas.  

concessionária do futuro modelo de gestão
Comparativo entre os modelos de concessionárias americano e brasileiro. No Brasil, 90% da equipe de vendas se concentra no showroom físico. Já nos EUA a maior parte da equipe está focada na estratégia de Encantamento de Leads. Saiba mais sobre o Encantamento de Leads aqui.

O profissionais da concessionária do futuro precisarão ser especialistas em estratégia e inteligência. Devem criar um processo que envolve o relacionamento com o cliente por toda a jornada de compra, do primeiro contato online até o pós-venda.

Novas tecnologias, novas estratégias

Carros autônomos e conectados são a tendência para a próxima década. Se no futuro vamos consumir carros numa escala semelhante ou maior do que na atualidade, isso não quer dizer que todos seremos motoristas.

De acordo com pesquisa do Goldman Sachs, uma porcentagem cada vez menor de pessoas jovens tira carteira de motorista em países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Há um maior desinteresse em tornar-se motorista entre os mais jovens.

A Internet das Coisas permitirá o crescimento exponencial dos carros hiper-conectados, permitindo ganhos extraordinários em conveniência e eficiência. Até 2024, as redes móveis verão um crescimento de 10 vezes nas conexões entre as máquinas e metade destas conexões será automotiva, segundo a Machina Research.

Com a maior preocupação ambiental e tecnologia suficiente para tal, carros elétricos e híbridos já não são tendência. Em países desenvolvidos tecnologicamente como o Japão, já são maioria.

Essas novas tecnologias demandam novas estratégias para a concessionária do futuro.

Philip Kotler diz  que uma boa estratégia de marketing serve para tornar o ato da compra um mero detalhe. A estratégia da concessionária do futuro seguirá essa premissa, tornando a visita à concessionária apenas um detalhe.

É preciso ter a mentalidade de que os showrooms virtual e físico não são auto-excludentes. Um complementa o outro enquanto a divisão entre o online e o offline se torna cada vez mais obsoleta.

Um dos métodos que você precisa acrescentar à sua estratégia é a análise de dados. O profissional responsável por essa atividade deve converter esses dados em bons insights para melhoria dos resultados.

Além disso, saber escolher bem seus parceiros fornecedores de serviço digital pode impactar diretamente na performance da sua concessionária. Vai determinar se você está fazendo um bom investimento ou perdendo dinheiro. Baixe aqui o nosso e-book Como Escolher uma Solução Digital para Concessionárias.

Trocando o [tooltip tip=”mentalidade”]mindset[/tooltip] de sua concessionária por um totalmente imerso no universo digital, com forte liderança e estratégias sólidas, investindo num time sofisticado e motivado, você mantém a relevância no mercado e pode alcançar resultados antes considerados impossíveis..

Novo consumidor de carros

Pesquisas mostram que o consumidor de carros de um futuro bastante breve vai redefinir o conceito de “possuir” um veículo. Ele tenderá a compartilhá-lo com outras pessoas e prezar bastante por conectividade, autonomia, inteligência artificial e não-emissão de poluentes, preferindo carros híbridos ou elétricos.

64% dos novos consumidores de carros têm o costume de usar serviços de carona e estariam dispostos a usar o carro de maneira compartilhada.

A concessionária do futuro precisa saber se comunicar com esses novos consumidores. Entendendo que estes veem o carro como acessórios de mobilidade, conectividade e não-poluentes.

concessionária do futuro carro elétrico

Tanto montadoras quanto concessionárias precisam entender o novo foco do produto que vendem. Terão que se mostrar como empresas que vendem mobilidade para a comunidade.

Conclusão

A tecnologia está provocando uma mudança global sem precedentes em todos os setores da economia. Esse processo só tem se acelerado, inclusive no setor automotivo.

Uma nova onda de inovação está vindo e o consumidor do futuro já está adaptado a essas mudanças. Mas e as concessionárias? Ainda operam com um mindset da Era Industrial?

Num futuro muito breve, tecnologias de inteligência artificial, análise de dados e internet das coisas estarão no centro de toda grande empresa.

Concessionárias que conseguirem unir os avanços da tecnologia à criatividade e liderança humanas devem se manter competitivas no futuro. É preciso ter consciência que o jeito que trabalhamos e tomamos decisões está prestes a mudar drasticamente.

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Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

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