Call Tracking para concessionárias: 5 formas de aumentar as vendas

Tempo de leitura: 8 minutos

Este post faz parte da série Ferramentas de Marketing Digital Automotivo. Veja outros conteúdos ao final do post!

Vamos começar esta conversa com um pequeno teste. Pegue o seu celular e disque o número da sua concessionária. Em quanto tempo a ligação é atendida?

Agora, pesquise seu principal concorrente no Google (use a aba anônima). Surge algum número de telefone vinculado a essa marca? Ele está disponível para click to call (ligação direto do navegador)?

As perguntas têm motivo: são os dois caminhos que um consumidor de carros faz quando está nas últimas etapas da jornada de compra. Quem procura um telefone ou quer fechar negócio ou tirar uma dúvida urgente. E esse é um momento muito importante para a sua concessionária.

Para você ter ideia, o Google apontou que 70% das pessoas que utilizam o buscador utilizam sua ferramenta para fazer ligações. Ou seja, 40 milhões de ligações são originadas somente pelo click to call.

Você precisa entender desde já como sua concessionária e o mercado automotivo estão utilizando essas chamadas telefônicas para gerar oportunidades de vendas. Se você não está fazendo, uma das melhores formas de começar é usar uma ferramenta de call tracking para concessionárias como parte da sua estratégia de marketing digital automotivo.

É fato que, quando você tem diversos canais gerando tráfego para o seu showroom virtual, fica mais difícil:

  • Atender todo mundo que liga;
  • Identificar se o lead de ligação está preparado para o momento da compra;
  • Descobrir qual canal está gerando mais conversões.

Cada lead exige atendimento de qualidade. E uma ligação, por ser sempre mais pessoal, demonstra o nível de atenção da sua concessionária dá ao cliente, aumentando as chances de conversão.

Agora, como sua concessionária pode fazer para aproveitar todo o potencial dessas ligações? Vamos entender, primeiro, como funciona uma ferramenta de call tracking.

O que é e como funciona o call tracking?

Uma das maiores dificuldades das concessionárias, hoje, está em identificar qual canal, dentro do mix de marketing (on-line e off-line), está gerando retorno em vendas. Com uma ferramenta de call tracking é possível fazer isso.

O call tracking é um ferramenta que faz o rastreamento de chamadas telefônicas e mede o volume de ligações recebidas por sua concessionária.

A partir do número de telefone principal da concessionária, a plataforma gera um número dinâmico para cada campanha. Portanto, o número disponível em um anúncio de display do Google ADS será diferente do que está no panfleto. Mas, quando o lead ligar, ambas as ligações serão direcionadas para o número principal da concessionária.

O benefício é que tanto a fonte do lead quanto o caminho percorrido por ele desde o anúncio estará disponível para análise. Ou seja: mesmo que você perca a ligação, poderá saber o que o lead procurava e dar uma resposta de acordo (e isso é o mínimo que você deve fazer antes de ligar de volta!).

Com essas informações, fica mais fácil saber se o marketing da sua concessionária está realmente trazendo resultados — e por onde!

Como você sabe, todo esforço de marketing é direcionado para gerar novas oportunidades de venda. Então, com uma ferramenta de call tracking para concessionárias, a geração de novos negócios também será otimizada. Vamos descobrir de que forma.

Como o Call Tracking ajuda a gerar mais vendas na concessionária?

Com uma ferramenta de call tracking, toda ligação telefônica cai na plataforma e vira um dado analisável, o que torna seu processo de vendas on-line mais preditivo e escalável. O tempo de perder ligações e se enrolar com planilhas intermináveis acabou!

Veja alguns dos principais benefícios dessa tecnologia para o marketing digital automotivo:

Rastreie a origem das chamadas

O benefício mais visível é analisar a eficiência dos canais de marketing nos quais você investe. Quais páginas geram mais leads e por quê? Em quais serviços ou veículos o seu consumidor está mais interessado? Em qual canal você deve alocar a maior fatia do seu orçamento de marketing? Com todos esses dados, você toma decisões mais inteligentes e transforma o marketing em um gerador de oportunidades reais!

Converta mais leads

Uma pesquisa da consultoria norte-americana Bia/Kelsey mostrou que buscas via mobile têm índice de 57% de conversão por telefone. Ou seja: os telefones disponibilizados pela ferramenta de call tracking têm maior probabilidade de atrair interesse dos leads de meio e fundo de funil. E um lead qualificado é tudo o que você deseja.

Melhore a qualidade do atendimento

As ferramentas de call tracking costumam oferecer para o cliente a gravação das chamadas, o que permite a você mensurar o tempo necessário para agendamento de uma visita, por exemplo. Além disso, você pode verificar o desempenho da equipe de prospecção e definir as formas de atendimento.

Retorne chamadas não atendidas

Com um software de call tracking, você praticamente não perderá leads. Isso porque a ferramenta grava as ligações perdidas e permite que você retorne para o número. Assim, não corre o risco de deixar o lead escapar para a concorrência (mas, para isso, esse retorno precisa ser imediato. Saiba mais neste post sobre tipos de leads).

Descubra os horários de pico

Outro ponto importante é que um bom software de call tracking permite que sua concessionária monitore os horários de ligação. Assim, você pode dimensionar os atendimentos e distribuídos pela equipe de encantamento, sem correr o risco de saturar o processo e reduzir a qualidade do atendimento.

Não perca o lead de vista

A maioria das ferramentas de call tracking também permite integração com as principais ferramentas de marketing do mercado, como softwares de gestão de leads, Google Analytics, e-mail marketing ou plataformas de marketing automotivo, como a AutoForce. Assim, fica mais fácil acompanhar o andamento do lead dentro do funil de vendas, seja fazendo o follow up por ligação ou nutrindo o lead com conteúdo.

Calcule o ROI corretamente

Por fim e ainda mais importante: você pode analisar o retorno sobre investimento (ROI) de cada campanha. Como o rastreador define um número de telefone para cada ação de marketing, você terá em mãos o número de leads e a receita gerada por cada canal. Fica mais fácil comprovar o investimento e acertar a verba para aqueles que não trazem tanto retorno.

Sua concessionária está pronta para o call tracking?

Você já entendeu que o call tracking é uma fonte de vendas. Mas, antes de embarcar, é preciso cuidado.

Tenha certeza de que sua concessionária possui um processo para tratar e qualificar esses leads. Do contrário, quando os leads começarem a chegar em grande volume, duas coisas podem acontecer:

  • Alguns leads cairão fora do funil, porque você não consegue atender todos;
  • Haverá queda na qualidade do atendimento do leads.

Aqui na AutoForce, deixamos bem claro para os nossos clientes que as vendas on-line só funcionam se você apostar no tripé de sucesso time-processos-ferramenta. Por isso desenvolvemos a metodologia de Encantamento de Leads, um poderoso processo de vendas on-line que está ajudando grupos de concessionárias de todo o Brasil a atender, qualificar e converter leads em clientes (você pode ler mais sobre isso aqui).

AutoForce + Phonetrack: parceria de sucesso

Se bem utilizada, uma ferramenta de call tracking para concessionárias é a peça final para uma estratégia de marketing digital automotivo de sucesso.

Isso porque ela ajuda os dois extremos. Os profissionais de marketing podem entender melhor qual investimento traz retorno, e o setor operacional a identificar e corrigir os gargalos do processo de vendas.

Aqui na AutoForce, os clientes do plano Pole Position recebem o showroom virtual e o Autódromo já turbinado pela ferramenta de call tracking do Phonetrack e o Encantamento de Leads. Junto, esse tripé garante o sucesso do processo de vendas on-line. Veja mais aqui sobre os planos da AutoForce.

Aprenda mais com outros conteúdos da série Ferramentas de Marketing Digital Automotivo:

Posts recomendados para você