Como motivar uma equipe de vendas? Veja 5 segredos para melhorar o desempenho da sua concessionária

Tempo de leitura: 4 minutos

Saber como motivar uma equipe de vendas é parte essencial do sucesso na otimização dos resultados da sua concessionária.

Um bom líder está sempre atento às variadas formas de deixar seu time motivado, e não entregue à inércia.

O mais comum é manter a equipe motivada por meio de boas comissões, porém esta não é a única maneira de conseguir a melhor performance, já que existem limites para o modelo. Por exemplo, a existência de um teto comissional, ou um fator externo que possa diminuir as vendas naquele período.

No artigo de hoje, vamos mostrar a você 5 segredos para aprender a motivar uma equipe de vendas.

como motivar uma equipe de vendas

1. Promover o trabalho em equipe

No trabalho de vendas, as performances individuais de cada vendedor são diferentemente recompensadas. E isso é justo, uma vez que cada um entrega resultados diferentes.

Mas esta não é a única maneira de manter a equipe motivada. Uma maneira à parte de incentivar seus vendedores é promover o trabalho em equipe.

Ao criar avaliações de acordo com o desempenho coletivo de todos os integrantes, você dará aos vendedores a oportunidade de trabalharem em cooperação.

Também é importante promover reuniões regulares com toda a equipe de vendas de concessionárias. E que nessas reuniões, o líder possa dar feedbacks e reforçar os objetivos.

A empresa deve deixar claro que, independentemente dos resultados individuais, o time inteiro é responsável pelos sucessos ou fracassos das vendas.

2. Reconhecer a performance

Reconhecer a performance de um integrante da sua equipe é essencial para o líder, principalmente se for numa conversa pessoal com o vendedor.

O reconhecimento profissional deve ser feito com base em quatro critérios. São eles: avaliação como indivíduo, por resultados, por esforço e pelas competências.

Para o reconhecimento em público, é importante estabelecer os critérios para a entrega de prêmios e semelhantes.

Mas é bom ficar atento, pois todos na equipe irão almejar prêmios, principalmente se isso for acompanhado de recompensa financeira.

Então, é essencial aliar isso a um orçamento, e garantir que a recompensa não prejudique a convivência entre os colaboradores. Se você estimular uma competição desenfreada movida pela vaidade, o trabalho em equipe será prejudicado.

campanhas especiais para equipe de vendas de concessionárias

3. Investir em campanhas especiais

Grandes empresas costumam criar campanhas temáticas de incentivo de vendas, oferecendo prêmios como viagens, ou outros valiosos bens de consumo.

Isso demanda um grande esforço de endomarketing e comunicação interna.

Pode-se realizar treinamentos e palestras motivacionais. Inclusive em conjunto com uma campanha de publicidade junto aos clientes.

Essas ações têm uma grande força motivacional sobre as equipes e melhoram muito o ambiente da empresa.

treina

4. Atualizar o time

Manter sua equipe de vendas funcionando sob métodos ultrapassados pode deixá-la desmotivada. É importante saber como motivar uma equipe de vendas por meio de cursos de atualização.

Sem estar de acordo com as mudanças da revolução digital, sua equipe não vai mais atuar com alta performance.

Entre as atualizações necessárias estão a familiarização com inovações do marketing digital automotivo, como campanhas online e estratégias de funil de vendas. Além, claro, das novidades constantes de social media e da utilização de novas ferramentas, como as plataformas de marketing digital.

Uma das metodologias mais eficientes sobre como motivar uma equipe de vendas é o Encantamento de Leads.

É uma metodologia que envolve a prospecção, tratativa, perseguição e relacionamento com os leads que chegam à concessionária. Você pode entender melhor sobre encantamento de leads neste artigo.

equipe de vendas de concessionárias reconhecimento

5. Recompensar de forma justa

Também é essencial ter certeza de que você, como líder, sempre recompensará a sua equipe de forma justa. Seja por comissão, premiações e, claro, salário, é importante que as oportunidades  sejam financeiramente atrativas para o profissional de vendas.

A justa recompensa é a garantia de que a equipe estará sempre motivada, buscando ganhos individuais e da concessionária.

Por fim, é extremamente importante inovar na metodologia de vendas e otimizar a conversão de potenciais compradores em clientes fiéis.

Conclusão

É essencial saber como motivar uma equipe de vendas. Para melhorar os resultados da sua concessionária, é preciso nunca deixar a motivação do seu time cair.

Os profissionais de vendas precisam estar em sintonia, trabalhando como equipe, entendendo que são parte fundamental da concessionária, que ganharão diretamente com o sucesso de vendas da empresa.

Além disso, esses profissionais precisam ser bem recompensados, e muitas vezes não apenas no modelo clássico de comissão. Formas alternativas de motivar o time, como premiações, campanhas especiais, e investimento em cursos de atualização, são maneiras eficientes de manter o seu time afiado. E sempre jogando para ganhar.

Quer atualizar o seu time com uma nova metodologia de prospecção e tratamento de leads? Preencha abaixo e faça o download do nosso Guia de Encantamento de Leads:

Guia: Como encantar leads e gerar mais vendas

Baixe agora o guia rápido sobre Encantamento de Leads!

Posts recomendados para você