Imprescindível para o sucesso de qualquer empresa, a comunicação no trabalho ainda soa como uma incógnita para muita gente. Entre essas pessoas estão os gestores e colaboradores das concessionárias.

Este princípio não é nada mais do que a maneira como uma empresa se comunica com funcionários, clientes e fornecedores. Ele pode ser uma ferramenta crucial para melhorar o desempenho das vendas, já que deve ser uma constante entre os vendedores do showroom e os encantadores de leads, por exemplo.

Segundo o estudo “Tendências de Comunicação Interna 2018”, feito pela SocialBase e a agência Ação Integrada em 2017, 24% das organizações considera a comunicação do gestor imediato, ou da alta liderança, a melhor forma para fazer uma informação chegar aos colaboradores. Ainda segundo o levantamento, a palavra dos gestores é mais eficaz que o uso do e-mail (13%) ou intranets (7%).  

Por isso, para estar à frente de uma equipe é necessário ter capacidade não apenas de gerenciar pessoas, mas de criar um ambiente propício à inovação, aprendizado e aperfeiçoamento dos colaboradores.

Entre as características necessárias para se ter sucesso na liderança está a boa comunicação. Empresas que sabem da importância da comunicação no trabalho – e que investem para torná-la mais efetiva – costumam alcançar os objetivos de projetos apresentados.

Além disso, o uso destes princípios tornam projetos reais em menos tempo, com um orçamento menor que o previsto e reduzida chance de erro. De acordo com estudo da Project Management Institute (PMI), 56% das falhas em projetos de empresas estão ligadas à falta de comunicação. Em termos financeiros, a cada US$ 1 bilhão investidos em projetos, US$ 75 milhões são desperdiçados por falta de comunicação.

falta de comunicação no trabalho

Sem falar em outros fatores internos! Uma pequena falha pode gerar erros cruciais em processos e afetar, diretamente, o produto ou serviço oferecido. Com a queda na qualidade de entrega, o cliente pode procurar o concorrente e deixar de te recomendar.

Isso segue justamente o caminho contrário da rotina das concessionárias que estão inseridas no meio digital. Lembre-se: o desafio é fazer com que o lead feche o negócio em sua loja em vez de procurar outra!

Conforme um levantamento da consultoria Towers Watson, gerentes que são bons comunicadores conseguem manter funcionários engajados com produtividade 26% maior do que colaboradores que não apresentam o mesmo engajamento. No entanto, é preciso que seja construído um ambiente que incentive a comunicação no trabalho. Mas como fazer isso na sua concessionária?

E na prática?

Em busca dos melhores resultados, um time de vendas precisa da comunicação como uma ferramenta aliada de líderes e colaboradores. É importante construir um relacionamento com todos os membros, definir planejamentos, metas e um foco.

Durante esse caminho, talvez seja necessário agir para resolver conflitos internos, pressão e as atitudes que possam extrapolar o planejamento na busca por resultados.

Veja abaixo algumas dicas sobre como usar a comunicação no trabalho e melhorar a gestão da sua concessionária.

1. Feedback

O primeiro exemplo deve partir do gestor na hora de dar um feedback. Chamada de comunicação descendente, ela vem do líder para o colaborador. O movimento contrário, ou seja, do colaborador para o gestor, também deve ser incentivado: assim definimos a comunicação ascendente.

Há, ainda, a comunicação feita entre funcionários de mesmo nível hierárquico.

Assim, colegas de mesmas funções podem compartilhar impressões sobre condições ou o ambiente de trabalho. Ela é definida como comunicação horizontal.

Os três tipos podem acontecer de forma informal, em reuniões feitas justamente para ouvir a percepção das equipes durante a rotina de trabalho, ou por aquela caixinha de sugestões, localizada em algum dos corredores da empresa.

Quando bem utilizado, o feedback se transforma em uma ferramenta para valorizar o capital humano da concessionária.

2. Mudanças na empresa

Em uma realidade embasada por crises econômicas, alta competitividade e índice de desemprego volumoso no Brasil, a mudança é uma constante no mercado de trabalho. Mas o ser humano tende a ser resistente à mudanças.

Caso haja alterações em uma empresa, a comunicação dessa quebra de rotina deve partir da diretoria da concessionárias. Alterações organizacionais, como desligamentos, fusões com outras marcas e reestruturações afetam de forma negativa o engajamento dos funcionários.

3. Reconhecimento

Destacar a performance de um integrante da sua equipe é essencial, principalmente se for numa conversa pessoal com o vendedor. Este reconhecimento deve ser feito com base em quatro critérios: avaliação como indivíduo, por resultados, por esforço e pelas competências.

Para o reconhecimento em público, é importante estabelecer os critérios para a entrega de prêmios e semelhantes.

4. Campanhas especiais

Ações motivacionais, como treinamentos e palestras motivacionais podem ajudar a melhorar o ambiente da empresa. Um bom ambiente colabora para o engajamento dos funcionários e promovem sinergia e motivação para que os resultados sejam alcançados.

5. Transparência e acessibilidade

Ocultar resultados de desempenho da sua equipe e não dar retornos sobre suas atividades são formas de dificultar a gestão.

Se um vendedor errou, oriente-o para não cometer mais erros. Isso se conquista através de feedbacks. Se ele acertou, precisa ser reconhecido e elogiado também.

6. Comunicar progresso das metas

Monitorar e comunicar o progresso das metas é muito importante para que a equipe sinta-se motivada a alcançá-las. Sem isso, o time de vendas não saberá em que ponto está e se precisa mudar suas práticas.

Não basta somente definir os objetivos da equipe: ela precisa ser comunicada constantemente sobre o andamento das vendas. Uma forma de fazer isso é criar um painel de vendas, atualizado em tempo real com ajuda com seu software de gestão de leads.

Dessa maneira, o seu time vai se sentir parte do processo de vendas e responsável por ele.

comunicação no trabalho ajuda na união do time

7. Administrar conflitos

É normal uma equipe passar por situações de conflitos. O que não é normal é uma liderança comercial que não se preocupa com a saúde do relacionamento dos colaboradores e não demonstra uma postura proativa em casos de desacordos ou brigas internas.

Para isso, o líder da concessionária precisa agir de forma consciente, justa e ética para resolver os problemas. E fazer com que os conflitos não se tornem um fator de desmotivação.

Você tem o profissional certo?

Escolher o profissional ideal para a sua concessionária exige uma análise de diversas competências do candidato. Além do conhecimento em marketing digital e vendas on-line — o que é obrigatório dominar no mercado atual –, o profissional também deve saber se comunicar bem.

Afinal, é a comunicação no trabalho que facilita o dia-a-dia dos gestores, permitindo que decisões sejam tomadas e problemas sejam resolvidos mais depressa.

Mas construir um time de alta performance não é tão fácil. Nem sempre é fácil encontrar o profissional, mesmo que ele esteja disponível.

Uma das formas de encontrar o profissional mais adequado à concessionária é divulgando a vaga em portais especializados, como o AutoForce Jobs. Nele, concessionárias e montadoras podem criar um perfil, divulgar as vagas abertas e selecionar, no banco de talentos, o profissional que melhor se adequa à função desejada. Tudo gratuitamente!

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Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

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