A sua concessionária é ambientalmente amigável? Entenda a importância disso!

Tempo de leitura: 5 minutos

Por todo o Brasil, concessionárias têm buscado se adaptar às leis e normas ambientais do nosso ordenamento jurídico. Em muitos casos, essa adaptação pode demandar um alto esforço por parte da gestão, pois exige uma série de cumprimentos à lei e algumas mudanças.

É preciso ter em mente que essa é uma ação extremamente necessária, e não só do ponto de vista ambiental. Isso ajuda a reduzir custos e a melhorar a comunicação com os consumidores do século XXI. Estes consumidores que possuem a preocupação ambiental entre as suas prioridades.

Neste texto abordaremos a importância de ter uma concessionária ambientalmente amigável e como seu negócio pode ganhar com isso.

Os novos consumidores ecofriendly

É preciso ter ciência de que, além de economizar os custos com a operação, a sua concessionária pode faturar mais. Ao se posicionar de maneira relevante, sua marca entra em sintonia com o consumidor do século XXI, que tem o foco em mobilidade e preocupação ambiental.

concessionária ambientalmente amigável

De acordo com pesquisa da Synovate U.K, os brasileiros são o quarto público consumidor de carros mais entusiasta de inovações “ecofriendly” (ecologicamente amigáveis), ficando atrás apenas de Tailândia, Coréia do Sul e China.

O atual mindset do consumidor de carros explica o valor de mercado da Tesla, que passou a ser o maior da indústria automotiva dos Estados Unidos. O apelo ambiental da Tesla a impulsionou a ser a companhia automotiva favorita entre os compradores modernos.

Com consumidores mais exigentes em relação às questões de sustentabilidade e os impactos ambientais causados pelo produto ou serviço que está se consumindo, é preciso elaborar uma nova estratégia de comunicação com o cliente, que evidencie a responsabilidade socioambiental da concessionária.

Não se trata de uma propaganda enganosa, mas sim de evidenciar o posicionamento ecológico aplicado pela sua marca.

Pesquisas revelam também que os consumidores admiram mais e desconfiam menos de empresas que comprovadamente honram seus compromissos ambientais.

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Adequação Ambiental

Uma concessionária ambientalmente adequada é aquela que obedece às normas jurídicas e internas e à legislação ambiental básica, além de estar em dia com os processos de vistoria e fiscalização dos órgãos responsáveis. Cumprir uma gestão eficiente de resíduos e reduzir os custos também estão envolvidos na adequação ambiental da concessionária.

É importante adequar as operações para que atendam às leis e normas ambientais. A concessionária precisa ter uma licença ambiental, fazer a destinação final adequada dos resíduos perigosos e óleos usados de maneira correta, contratando apenas empresas homologadas para tal atividade.

O licenciamento ambiental é um procedimento legal. Pelo qual o órgão ambiental federal, estadual ou municipal competente permite o funcionamento de uma empresa.

Uma etapa fundamental da adequação ambiental das concessionárias é conscientizar e treinar com frequência os seus colaboradores sobre as questões ambientais que façam parte do dia a dia da empresa.

Uma parte considerável dos problemas ambientais de uma concessionária são comportamentais. Ou seja, causados pela ausência de treinamento e/ou consciência ambiental. Por exemplo, a falta de observância ao procedimento de se destinar adequadamente os resíduos, que podem exigir um comprometimento mais protocolar.

Os benefícios de ter uma concessionária ambientalmente amigável

Um dos primeiros passos que você pode tomar é ter a certeza de que a operação do dia a dia do departamento de Pós-Vendas está ambientalmente adequada. Assim, a concessionária pode diminuir custos e despesas, combatendo fortemente o desperdício.

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Também é essencial que o respeito às leis ambientais. Caso contrário, ocorrerão sanções civis, penais e administrativas para as concessionárias e os seus dirigentes.

Obedecer às normas ambientais estabelecidas pelo setor automotivo também evita que se criem situações desfavoráveis às relações entre a concessionária e a montadora.

As concessionárias que tiverem estrutura e capacitação para se adequarem ambientalmente com certeza alcançarão resultados financeiros, sociais e ambientais. Atenderão aos critérios de sustentabilidade e às novas necessidades que o consumidor exigirão das concessionárias do futuro.

Conclusões

Engajar-se no desenvolvimento da Concessionária Ambientalmente Amigável nem sempre é fácil. Mas é um procedimento que além de necessário e de ser uma exigência legal, traz muitos benefícios.

Consegue-se diminuir os custos com as operações de Pós-Vendas, e evitar problemas entre concessionária e montadora, também.

Além da diminuição de custos, hoje você precisa abordar a questão ambiental para atrair os novos consumidores. Estes cada vez mais atentos à causa do meio ambiente e exigindo posicionamento ambiental claro das empresas. Ou seja, você vai vender mais para uma nova geração de consumidores de carros.

Isso tudo sem citar o benefício evidente que é contribuir com uma economia mais sustentável. É um caso em que todos só tem a ganhar.

E você, acredita que a sua concessionária se encaixa no conceito de ambientalmente amigável? Deixe seu comentário aqui.

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