Todos sabemos que o sucesso de uma empresa automotiva depende da otimização de custos — e isso ficou ainda mais fácil na era digital. Porém, a má gestão ou excesso de ferramentas digitais pode aumentar os custos de concessionárias, que já são bem altos.

Uma pesquisa de 2016 indicou que as redes de concessionárias utilizam até 70% da renda gerada pelo pós-vendas para bancar todos os os custos e despesas de operação.

Com a chegada da internet e o marketing digital automotivo, muitas concessionárias passaram a usar a tecnologia para otimizar os custos. O que é excelente!

Mas para alcançar esses resultados é preciso seguir boas práticas de uso da tecnologia.

O problema é que várias ferramentas digitais também surgiram com a promessa de ajudar nesse processo de otimizações. CRMs, integradores, sistema de gestão de sites, plataformas de automação, sistema de atendimento online, rastreadores, planilhas… uma rápida pesquisa no Google pode trazer uma avalanche delas.

Eis que, de repente, o gestor da concessionária se vê arcando com quatro, cinco ferramentas digitais de uma vez. Não integradas, as ferramentas trazem pouco ou nenhum retorno. E, escolhidas sem uma análise consistente, as ferramentas deixam de ser solução para se transformarem em custos de concessionárias.

Mas a tecnologia não é algo benéfico?

Tecnologia e internet são, provavelmente, os temas que mais abordamos aqui no Blog da AutoForce, pois acreditamos que esse é melhor caminho para as concessionárias que querem sobreviver na era digital.

O problema é que a falta de gestão e integração entre as ferramentas digitais utilizadas pela concessionária traz vários impactos para o negócio, como:

– Descontrole dos leads: Você é daqueles que ainda usa o excel e e-mail para gerenciar leads? Utilizar planilhas dificulta o acesso do time ao histórico de relacionamento da concessionária com os leads, além de deixar o tratamento do lead à mercê de inconsistências e atualizações. Além disso, o envio de leads por e-mail dificulta o atendimento a oportunidades quentes, pois o recebimento e tratativa inicial fica nas mãos de terceiros, quando o ideal é ter autonomia.

– Ferramentas subutilizadas: A melhor solução digital é aquela que é utilizada pelo time da concessionária. Não adianta ter uma solução cheia de benefícios se os colaboradores não sabem ou não conseguem adotá-la no dia a dia. Resultado: alto custo financeiro e ferramentas encostadas.

– Desperdício de material humano: O cotidiano de uma concessionária é muito agitado. Portanto, não adianta você adotar cinco sistemas diferentes se eles exigem um tempo maior de dedicação que seu time não tem! Isso impacta a produtividade e o ônus é ainda maior.

– Falta de gestão: Atolados em meio a tantos processos e ferramentas descentralizadas, gestores de concessionárias também perdem tempo e controle sobre a estratégia. Sem tempo, fica difícil tomar decisões mais acertadas.

Seu negócio vive algum desses problemas hoje? Se sim, confira nossas 5 boas práticas de uso da tecnologia para reduzir os custos operacionais da concessionária:

1. Avalie os seus processos

Comece avaliando o seu acervo: quais sistemas você já usa? Há uma forma de integrá-los? Em seguida, analise esses sistema à luz dos processos que existem dentro da concessionária. Esses sistemas fazem sentido dentro desses processos? Trazem algum retorno? É comum que, nessa análise, você encontre ferramentas que se sobrepõem ou que não são mais necessárias à estratégia. Descarte-as!

ouça o time escolha de solução digital

2. Ouça os colaboradores

A melhor ferramenta é aquela que atende bem quem trabalha com ela todos os dias. Por isso, antes de bater o martelo na escolha de uma solução digital, ouça os funcionários, suas dificuldades e opiniões. Eles podem oferecer informações valiosas.

3. Leve o treinamento a sério!

Ao adotar uma ferramenta nova, ofereça treinamentos e atualizações para os times que a utilizarão. O domínio da solução facilita as atividades, melhora a produtividade do time e diminui a taxa de rejeição a novos processos. Isso diminui consideravelmente seus gastos, já que cada erro e repetição gera custos extras.

4. Adote uma solução INTEGRADA

O uso de uma solução integrada diminui e muito os custos operacionais da concessionária. Não falo apenas no custo financeiro, já que você deixará de polvilhar recursos em diversas fontes. Uma solução integrada também oferece a economia de tempo ao seu time e ganho de produtividade.

O essencial é que essa ferramenta dê autonomia completa à concessionária, desde o anúncio em sites automotivos à geração e gestão dos leads. A AutoForce possui uma plataforma Saas (software as a service) completa, que oferece integração com CRMs, sites e landing pages, portais automotivos e muito mais. Clique aqui para saber mais.

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Conclusão

Ao escolher uma solução digital, a concessionária precisa avaliar bem como são os seus processos e se aquela é a  mais eficiente.

Antes de escolher, coloque no papel os prós e contras de cada investimento. Ela contempla bem meu time e as atividades do dia a dia?

Estamos na era digital, não há mais como fugir das ferramentas digitais. Mas para obter os melhores resultados você precisa utilizar a tecnologia de forma correta, integrada com as metas, objetivos e estratégias do negócio.

Quer saber como escolher uma solução digital e reduzir os custos da sua concessionária? Clique abaixo e confira o eBook Como escolher uma solução digital:

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Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

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