Independente da área de atuação ou da empresa, recrutar colaboradores é uma tarefa que sempre exige atenção especial. Quando o ramo de uma corporação se dá em um segmento específico, como o automotivo, os processos seletivos devem adotar uma cautela ainda maior para encontrar os melhores profissionais.

Mudando de forma constante a vida e a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com o mundo, a tecnologia também alterou as maneiras de seleção de profissionais nas empresas.

Já não é necessário analisar uma quantidade enorme de currículos impressos ou lidar com a caixa de entrada de e-mails na capacidade máxima. Existem ferramentas digitais que podem otimizar o tempo de trabalho dos responsáveis pelo recrutamento.

homem em busca de oportunidades profissionais setor automotivo

Entre as principais vantagens de usar a tecnologia no recrutamento está a possibilidade de reduzir o tempo e aumentar a eficiência do processo seletivo:

  • Profissionais do setor automotivo estão atrelados a inúmeras atividades nas empresas, e otimizar o trabalho é sempre uma boa notícia para quem lida com tantas responsabilidades.
  • Isso é positivo, também, para os candidatos, que recebem um feedback em menor tempo, cessando a ansiedade gerada pela expectativa do resultado da seleção que participaram.

Mesmo que o e-mail ainda seja um dos principais canais para que os candidatos cheguem às vagas, analisar cada currículo de forma individual ainda é uma tarefa exaustiva e que consome tempo.

Com as ferramentas certas, porém, é possível encontrar pessoas com um perfil mais próximo ao exigido pela empresa em menos tempo, aumentando a efetividade e precisão em cada passo dado.

Mas quais são essas ferramentas? A gente lista as mais conhecidas para você encontrar os melhores profissionais do setor automotivo:

1. Catho

Prós: Entre os mais conhecidos sites de recrutamento, o Catho oferece mais de 200 mil vagas e possui base com mais de 7 milhões de currículos cadastrados. Pessoas com Deficiência (PcD) com laudos validados podem acessar a base de oportunidades de forma gratuita. No ano passado, ao menos 149 mil profissionais conseguiram emprego pelo site.

Contras: O anúncio de vagas e  recrutamento exige a versão paga da ferramenta.

2. LinkedIn

Espécie de rede social focada exclusivamente em empresas e oportunidades, em abril de 2017 já tinha cerca de 29 milhões de usuários brasileiros.

Prós: A possibilidade de contato entre pessoas ajuda a construir networking. De uso gratuito, o site oferece a possibilidade de se candidatar em vagas que interessem. Uma dica é manter o perfil sempre atualizado para atrair mais atenção de recrutadores e empresas que procuram funcionários com perfis próximos ao seu.

Contras: Algumas soluções de recrutamento, como Career Pages e anúncios de vagas, são pagas.

como encontrar os melhores profissionais para concessionárias

3. Vagas

Um dos maiores sites relacionados a carreiras no Brasil, o Vagas.com.br possui profissionais e oportunidades para diversas áreas.

Prós: Nele, os candidatos podem cadastrar seus currículos e pesquisar empregos de acordo com o perfil de cada pessoa. As empresas divulgam e gerenciam o processo seletivo utilizando um software desenvolvido pelo site.

Contras: Soluções de recrutamento, como anúncios de vagas e acesso ao banco de currículos, são pagas.

4. Reachr

Com uma mecânica semelhante ao Tinder, e o objetivo de buscar um “match” entre colaborador e empresa, essa plataforma foi lançada em 2016.

Prós: Para quem busca vagas, o serviço é gratuito. Empresas como Colgate, Natura e Decathlon utilizam este serviço de recrutamento.

Contras: Ainda é pequena a oferta de vagas para setores especializados, como o automotivo.

5. MaturiJobs

Especializado no público a partir dos 50 anos de idade.

Prós: O candidato pode se cadastrar de forma gratuita e receber dicas sobre networking e entrevistas de emprego para profissionais mais velhos.

Contras: A maior parte das vagas ainda se concentra em São Paulo. A oferta de vagas para o setor automotivo também é pequena.

BÔNUS: Faça a escolha certa!

Saber onde encontrar os melhores profissionais é fundamental para montar um time de sucesso na concessionária.

No entanto, sites que englobam um grande volume de vagas dificultam o trabalho dos encarregados do departamento pessoal, uma vez que precisam de um olhar mais minucioso para filtrar e selecionar perfis que mais adequados à oportunidade.

Pensando em facilitar a vida no recrutamento para marcas, grupos e concessionárias a AutoForce lançou a plataforma AutoForce Jobs. A solução é totalmente gratuita para profissionais e empresas do setor.

O AutoForce Jobs já conta com mais de 200 currículos cadastrados, e cresce cada vez mais! Quem procura recolocação no mercado ou quer mudar de carreira pode criar um cadastro para ter acesso às oportunidades disponíveis.

Empresas também podem criar perfis gratuitos para a publicação de vagas. O currículo do candidato só fica disponível para empresas cadastradas no sistema. Todo o processo de seleção do currículo e recrutamento ocorre sem envolvimento de terceiros. O que você está esperando? Clique aqui e conheça agora o AutoForce Jobs!

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Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

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