As 7 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego no setor auto

Tempo de leitura: 5 minutos

Em um primeiro momento, entrevistas de emprego costumam ser muito parecidas. O candidato é chamado para uma sala fechada, onde se torna o centro das atenções dos profissionais envolvidos no processo de contratação.

Este momento costuma ser de tensão para muitos candidatos. O postulante à vaga passa por vários questionamentos por uma pessoa que nunca o viu e que irá chegar a uma conclusão com base nas respostas do entrevistado em uma conversa curta.

Estas perguntas, que costumam ser abertas, dão ao avaliador a possibilidade de interpretar se o candidato está alinhado à expectativa e realidade da empresa. A construção das respostas do entrevistado serão responsáveis pela avaliação do profissional responsável pelo processo seletivo.

Mas como se preparar da maneira correta? Pensando em preparar os melhores profissionais para o segmento automotivo, o AutoForce Jobs resolveu fazer uma lista com as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Vamos lá!

entrevistas de emprego no setor automotivo

1. O que você sabe sobre a nossa empresa?

Chegar a uma concessionária sem saber absolutamente nada não serve como desculpa. Grande parte das empresas pode ser encontrada com facilidade por mecanismos de busca na internet, como o Google.

Esta pergunta respondida de forma negativa pode causar má impressão e demonstrar desinteresse. É indispensável conhecer algumas características da empresa, como as marcas com que atua e, se possível, conhecer um pouco sobre a concorrência.

2. Fale um pouco sobre sua trajetória profissional

Não é necessário falar sobre todas as experiências. Entretanto, é crucial destacar as experiências relevantes. Esteja preparado para responder perguntas como “Por que você saiu deste emprego?” ou “Por quanto tempo você ficou nesta empresa?”.

Mesmo que a resposta para a última pergunta esteja no currículo, os selecionadores irão querer validar as informações para saber se o candidato fala a verdade. Construa uma narrativa coerente e que faça sentido para o entrevistador.

3. Conte um pouco mais sobre você

Esse é o tipo de abordagem que costuma causar pânico em muitos entrevistados. Por ser extremamente aberta, é difícil imaginar o que o avaliador quer exatamente ouvir. Na dúvida, fale sobre sua experiência, o que mais te atrai na área relacionada à vaga e o motivo por você buscar uma oportunidade naquela concessionária.

Não esqueça, também, de falar sobre os traços de personalidade que podem coincidir com a vaga em questão. Isso pode te aproximar do perfil procurado pelos selecionadores.

4. Onde você se imagina em 5 anos?

Nas entrevistas de emprego, muitos candidatos costumam enfrentar dificuldades para dar respostas com metas palpáveis. Grande parte costuma dar respostas genéricas, sobre crescimento e aperfeiçoamento profissional sem estipular metas.

O ideal é mostrar-se apto a crescer com metas concretas: a conclusão de um MBA ou mesmo a conquista de uma posição de coordenação ou gerência. Vendedores, por exemplo, costumam apenas alcançar um número maior nas vendas e esquecem a possibilidade de crescimento a ponto de gerir uma equipe.

Uma boa meta caso o profissional seja um talento nato para vendas, e não pretenda sair desta função, é manter como objetivo manter-se no top 3 de vendedores da concessionária, por exemplo.

5. Como você lida com erros e de que forma busca superá-los?

Todo profissional está sujeito a erros. Eles são comuns e, além de demonstrar humanidade no candidato, também servem para mostrar como a pessoa lida e cresce com as falhas.

Fuja de clichês! Aquele discurso de perfeccionismo como defeito já não cola mais. Se você cometeu algum erro e superou, conte. Mas, como candidato, é importante relatar como esse erro serviu para uma maturação profissional.

entrevistas de emprego vendedor de veículos

6. O que te causou interesse na vaga?/Por que quer trabalhar conosco?

O recrutador sabe que qualquer pessoa precisa de um emprego para pagar as contas. Então, apelar a este tipo de recurso não é uma boa linha de raciocínio nas entrevistas de emprego. Contratação envolve confiança.

É importante que você mostre que trabalhar naquela empresa tem um propósito. Usar argumentos como a possibilidade de construir uma carreira sólida e madura pode ajudar a se destacar. É necessário fazer com que a concessionária tenha certeza de que a contratação será uma boa jogada.

Se tiver algum conhecido que trabalha nesta empresa, pode ser mais fácil de se informar a respeito de cultura e valores. Assim, é possível entender como funciona o ambiente de trabalho lá dentro e se, realmente, há uma identificação de perfis entre candidato e empresa.

7. Como você se mantém atualizado sobre o seu segmento?

Qualquer profissional deve se manter antenado naquilo que está relacionado a sua área de atuação. No entanto, procure informações de formas constantes. Assim, você constrói uma rotina de busca por novos conhecimentos.

Uma das táticas é o selecionador questionar de que forma o entrevistado busca por novidades na profissão. Desta maneira será possível verificar o quanto o entrevistado leva a sério o emprego e o quanto ele está informado. O mais comum, hoje, é que o entrevistado demonstre utilizar a internet para buscar conteúdo de qualidade — vídeo-aulas, treinamentos e blogs relacionados ao setor, como é o caso do Blog da AutoForce.

Recolocação no mercado

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego, podemos falar um pouco mais sobre recolocação no mercado. Mesmo ainda longe do ideal, o segmento automotivo brasileiro já mostra uma reação.

Em agosto de 2018, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) antecipava crescimento de 9,7% no ano. Em outubro, a entidade revisou o índice e antevê incremento de 12% nas vendas de veículos. A Anfavea indicou aumento de 30% de contratações de profissionais.

Que tal aproveitar esse bom momento e receber as principais notificações sobre vagas no setor automotivo? Cadastre-se na newsletter do AutoForce Jobs e receba, por e-mail, as vagas relacionadas ao seu perfil!

autoforce jobs

Posts recomendados para você