5 dicas essenciais sobre campanhas de Facebook Ads para concessionárias

Tempo de leitura: 7 minutos

Investir em mídia online é uma ótima oportunidade para sua concessionária gerar leads e novos negócios. A grande questão é: você está investindo da maneira correta? Conheça dicas importantes de Facebook Ads para concessionárias.

Uma das ferramentas que comumente é julgada fácil pela praticidade e pela popularidade de uso é o Facebook Ads – plataforma de publicidade do Facebook. Mas a verdade é que se você não souber usá-la com as estratégias certas, você pode estar jogando dinheiro fora.

Nesta postagem, daremos dicas importantes sobre como usar o Facebook Ads para concessionárias de maneira a otimizar a taxa de conversão dos anúncios da sua concessionária. Assim, você estará seguro sobre como usar as melhores funcionalidades da plataforma.

facebook ads para concessionárias

Dica 1: Utilize o Facebook Power Editor

O Power Editor é uma ferramenta de gestão de anúncios no Facebook que permite realizar diversas ações de forma mais rápida, tais como criar, editar e duplicar campanhas e realizar alterações em massa.

O uso do Power Editor é uma condição para trabalhar com Facebook Ads de forma mais eficiente e produtiva.

No Power Editor, tudo o que você cria e edita fica offline, ou seja, para aplicar todas as alterações nos seus anúncios você deve fazer um upload das mudanças através da própria ferramenta.

Para começar a utilizar o Power Editor, acesse este link.

Se você gerencia seus anúncios de Facebook Ads a partir da sua própria concessionária e tem dúvidas sobre como utilizar o Power Editor, o Facebook disponibilizar bons guias sobre como aprender, passo a passo. Você pode conferir clicando aqui.

Dica 2: Instale o pixel do Facebook Ads

O pixel do Facebook é um pequeno de código que você deve instalar nas páginas da concessionária para obter informações e realizar certas ações, como:

  • Contabilizar o número de conversões realizadas a partir de campanhas do Facebook Ads;
  • Criar uma lista de retargeting, ou seja, toda vez que uma pessoa estiver “logada” no Facebook e visitar o seu site, o Facebook coletará essa informação e marcará esta pessoa. Isso permite que você exiba anúncios para esses usuários “marcados” em toda a web. Por exemplo, em banners em sites da rede de Display do Google;
  • Criar uma lista de público semelhante (Lookalike Audience). Com base na lista das pessoas que passaram pelo seu site, o Facebook irá procurar outras pessoas com perfil parecido, expandindo assim a audiência dos seus anúncios.

Sendo assim, para otimizar os seus resultados e também diminuir o custo por Lead, é essencial que você tenha o pixel instalado.

Para pegar esse código, entre na sua conta de anúncios, vá em “Ferramentas” e clique em “Pixels”.

Na página do Pixel, selecione “Ações” e clique em “Visualizar código do pixel”:

como instalar o pixel do facebook ads para concessionárias
Acesse o Business para ter acesso ao pixel do Facebook

Copie o código do pixel e coloque-o entre as tags do código-fonte do seu site. Ou, caso você prefira fazer a instalação via Google Tag Manager, clique aqui e confira a maneira mais fácil de se fazer.

Importante: Para verificar se o pixel está instalado corretamente, existe um plugin no navegador Google Chrome chamado Pixel Helper. Com esse plugin você poderá saber se o pixel está instalado corretamente, quantos códigos o site possui e qual é o ID do pixel.

Dica 3: Combine Público Semelhante com Interesses


Quando você possui um público personalizado, pode criar um público semelhante a este de acordo com a idade, sexo, cidade, interesses e propensão a realizar as mesmas ações do público personalizado, como as ações de consumo.

Ao fazer isso, sua segmentação ficará bastante abrangente e com público grande. A dica, portanto, é limitar esse alcance com base nos interesses que você sabe que seu público tem.

No entanto, sabendo que automóveis são um interesse nacional e que segmentações mais específicas são para modelos mais exclusivos, a sua grande preocupação será segmentar o público também por localização.

Dica 4: Não faça da aquisição de fãs o principal objetivo da sua estratégia

Muitas pessoas ainda se impressionam com métricas de vaidade, como seguidores, curtidas, visualizações, etc.

Essas métricas fazem bem para o ego, principalmente para alguns profissionais de publicidade e marketing, mas o que deve nortear o investimento em mídia online é: gera retorno? Qual a taxa de conversão? Aumentou as vendas?

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é sua alta capacidade de mensuração. E não utilizá-la corretamente pode ser considerado um desperdício.

Em termos de Facebook Ads, é comum que certas empresas foquem grande parte do seu orçamento em aquisição de fãs. Ou seja, em aumentar o número de curtidas da página. Esse não deve ser o foco da sua concessionária na hora de investir em Facebook Ads. Ou em qualquer outra mídia online.

A quantidade de fãs na página do Facebook também é importante, sim, pois isso serve de prova social e transmite credibilidade para muitas pessoas que ainda não conhecem a concessionária, por exemplo. A questão é que focar nessa métrica não será algo que trará retorno em vendas de forma direta.

Dica 5: Utilize Públicos Personalizados

O mais qualificado Público Personalizado que você pode criar tem como base a sua lista de e-mails. Principalmente se você conseguiu essa lista de e-mails via formulários em Landing Pages ou assinatura de Newsletter.

É um público qualificado e mais propenso à compra, pois já é comprovadamente interessado nos serviços da sua concessionária.

Um cuidado a ser tomado é de não impactar alguém que já converteu no site. Assim, você pode utilizar a lista de e-mails de quem já converteu para excluir este público. Ou criar um público personalizado com as pessoas que já acessaram a página de agradecimento.

Para utilizar essa funcionalidade do Facebook Ads da maneira mais produtiva, você deve também possuir uma estratégia de Landing Pages otimizadas à conversão. E nunca pode se esquecer de ter o Facebook Pixel instalado no seu site.

Conclusões

Saber usar o Facebook Ads hoje é essencial não só porque esta é uma ferramenta extremamente popular e acessível. Mas para ter certeza de que sua concessionária não está jogando dinheiro fora. Principalmente quando se fala em Facebook Ads para concessionárias.

Pela absoluta abrangência de uma publicação no Facebook, é necessário saber onde exatamente o seu público está e como rastreá-lo. Instalar o Facebook Pixel no seu site é o ponto de partida.

Saber utilizar Públicos Semelhantes e Públicos Personalizados são outra parte importante do domínio desta mídia.

Mas, mesmo com todas as dicas citadas acima, para quem não tem conhecimentos em programação, lidar com códigos e tags ainda pode ser difícil.

Por isso, o uso de plataformas de marketing digital, como a  AutoForce, que facilitam todo o processo de rastreamento e mensuração é tão inovador. Elas mudam totalmente a maneira como profissionais de vendas e marketing investem em mídia online.

Se você quer saber mais sobre como nossa plataforma marketing digital automotivo pode ajudar sua concessionária a crescer on-line, agende aqui uma consultoria gratuita com nossos consultores.