Fidelizar clientes da concessionária é algo tão importante quanto conquistar novos clientes. É algo fundamental para qualquer empresa que deseje se tornar referência e se posicionar como líder no mercado.

Concessionárias que não trabalham o pós-venda como deveriam acreditam que o lucro maior está unicamente na obtenção de novos clientes. Elas não sabem que manter um cliente custa até 7 vezes menos do que captar um novo.

Consumidor feliz e fidelizado é um agente divulgador da marca, do produto e da empresa que ele gosta. Volta  a comprar, agenda serviços para o carro, indica amigos. E ainda divulga a experiência deles com a concessionária nas redes sociais.

fidelizar clientes da concessionária

Quais as vantagens de fidelizar clientes da concessionária?

A escolha por fidelizar clientes da concessionária deve ser uma das prioridades do seu negócios, se pensarmos nas vantagens que essa ação traz. Veja alguns benefícios:

  • Cliente fiel compra de novo. Quem já comprou em sua concessionária e saiu satisfeito não precisa ser novamente convencido. O cliente já possui confiança no atendimento e tem conhecimento sobre a marca. A chance de que ele volte a comprar é bastante alta.
  • As indicações e o boca-a-boca online se tornam fortes e constantes. Um cliente fiel não recomenda seu produto favorito pensando em receber algo em troca, faz isso como forma de compartilhar algo de valor que encontrou e pode ajudar outros.
  • O valor gasto por compra tende a aumentar com o tempo. Além da melhora na frequência das compras, o valor médio gasto por quem consome sempre na mesma empresa também costuma ser mais alto.

Como você pode ver, são fortes os motivos para investir na fidelização de clientes na sua concessionária.

Porém, este é um processo que leva algum tempo e dedicação dos times de encantamento e vendas da sua concessionária, pois visa satisfazer o cliente no longo prazo.

Quer saber por onde começar? Veja dicas práticas sobre como  encantar e fidelizar seus clientes!

1. Não entregue somente um serviço ou produto, entregue valor

O processo de fidelizar clientes da concessionária começa na ponta do negócio: na venda de veículos ou serviços.

Garanta que todo o processo de entrega seja prático e descomplicado. E que já no recebimento o seu cliente se sinta seguro de que fez uma ótima compra.

No seu showroom virtual, landing pages ou qualquer outro serviço digital, foque na experiência do usuário, que deve ser sempre de fácil navegação, de maneira rápida, com informações claras.

Este é o começo de um processo que não apenas vai agradar seu cliente, vai vai torná-lo um fã, disposto a recomendar os serviços da concessionária sempre que puder.

2. Suporte impecável é essencial

Uma das ferramentas mais essenciais no processo de fidelização é o suporte, uma vez que a maioria das relações são definidas quando algo dá errado. Ainda mais quando falamos  serviços de uma concessionária.

Nestes momento, é fundamental que os seus clientes sejam bem e rapidamente atendidos por uma equipe de pós-vendas afiada e amigável, com boa oratória para resolver os problemas dos clientes com presteza.

Confira aqui mais algumas dicas sobre Marketing Digital para Pós-Vendas.

3. Reaja ao feedback de forma positiva

Procure sempre prestar atenção e responder às críticas construtivas e sugestões dadas pelos seus clientes. A opinião deles é o que você deve sempre levar em consideração quando se fala em Sucesso do Cliente. E se eles possuem alguma sugestão de melhoria, isso é algo que deve ser considerado.

Os clientes têm uma visão diferente sobre a melhor forma de abordar os problemas. E são de grande ajuda para atacar problemas que o seu time da concessionária talvez nem tenha notado.

Por isso, agir com base no feedback do cliente é uma opção de grande valor para manter os clientes felizes e fiéis.

Faça o máximo para oferecer uma ótima experiência aos seus clientes. Eles continuarão comprando da sua concessionária e a indicando para outros futuros clientes.

4. Crie um programa de recompensas

Um programa de recompensas visa que o cliente compre novamente de você. Para criar esse desejo de retorno, busque maneiras de recompensá-lo de alguma forma caso ele faça novas compras ou solicite novos serviços. Você pode oferecer acessórios, descontos, serviços exclusivos e brindes.

O programa pode variar de acordo com as condições da empresa e com o gosto do seu cliente.

5. Invista no marketing de experiência

As pessoas percebem uma experiência por meio dos sentidos. Por isso, existem diversas formas de criar uma experiência única para o seu cliente — esta deve começar na compra e pode continuar até o retorno dele.

Consumidores fidelizados têm grande potencial de realizar compras recorrentes. E por isso, é fundamental fazer a gestão das informações desses usuários. Ao adotar uma plataforma que gestão dos sites, landing pages e portais automotivos da sua marca, você pode captar as informações sobre o comportamento do seu usuário online, mapeando as interações da jornada de compra até a conversão.

Além disso, uma plataforma como a da AutoForce também permite a integração com gerenciadores de leads, permitindo que a sua concessionária não perca nenhum dado do lead, otimizando os índices de vendas e reduzindo os custos das suas ações.

A fidelização de clientes deve ser uma das prioridades de uma concessionária que almeja crescer em meio a um mercado tão competitivo como é o automobilístico.

Satisfazer um cliente significa contar com ele para futuras grandes compras, serviços de manutenção e apoio à divulgação da loja.

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Conclusões

Não basta apenas perseguir novos clientes. Existem, para além disso, enormes benefícios para quem investe em fidelizar clientes da concessionária.

Clientes fiéis voltam a comprar, divulgam mais quando estão satisfeitos (principalmente na era das redes sociais), custam menos e tendem a gastar mais com o tempo.

Existem várias formas de investir nessa fidelização. Entregar valor, criar uma equipe de suporte impecável, saber responder bem aos feedbacks, criar bons programas de recompensa e marketing de experiência são algumas dessas formas.

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

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