3 tendências transformadoras do mercado automotivo e como enfrentá-las

Tempo de leitura: 4 minutos

Esta é a segunda parte de um artigo que debate o futuro das concessionárias. Para você não perder conteúdo, confira aqui o primeiro post!

O futuro já chegou. Não se trata mais de um exercício de futurologia afirmar quais inovações tecnológicas dominarão o mercado automotivo em alguns anos. Tudo se baseia em dados. Há tendência de aumento de investimentos em setores e tecnologias específicas.

Todos esses novos investimentos vão moldar o uso e o consumo de carros nas próximas décadas. É essencial que todo profissional do meio saiba no que a indústria está se transformando.

O mercado automotivo está no olho do furacão, no sentido de que passa por um processo de transformação digital intenso, com transformações radicais previstas para os próximos anos.

Não se pode prever o futuro. O que podemos fazer é observar tendências, sejam de crescimento, estagnação ou desaparecimento. E, por causa disso, podemos afirmar com segurança que as inovações no setor automotivo passam pela incorporação de novas tecnologias específicas.

Tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas, carros autônomos, uso de softwares, sistemas computacionais de bordo e também impressoras 3D moldarão o futuro do mercado automotivo. Continue lendo para saber como!

big data futuro do mercado automotivo

Big Data é o novo rei

Fica claro que, para se antecipar a esse processo de transformação, as empresas do setor automotivo precisam se preparar para lidar com a imensa quantidade de dados gerados pelos veículos e usuários. Por isso a necessidade de investimento em Big Data e profissionais com domínio da ciência e análise de dados.

De acordo com estudo da consultoria Frost & Sullivan e da Irdeto, a indústria automotiva deve investir até US$ 82 bilhões em três anos em novas tecnologias para deixar os carros mais digitais. E o setor também foi um dos primeiros a investir em impressões 3D.

“Los datos son la nueva ciencia. El Big Data son las respuestas.” (Pat Gelsinger)

Isso já mostra que o carro do futuro deve ser bastante diferente do de hoje. Só para tomar como exemplo, nos Estados Unidos, uma lei de 2017 definiu uma multa de US$ 5 mil por carro, caso um modelo seja invadido e controlado por hackers. Novas tecnologias, novas responsabilidades — e preocupações.

Mobilidade como serviço

Conectividade e mobilidade inteligente estarão entre as principais prioridades dos novos consumidores de carros. A geração atual já não procura “um carro próprio para chamar de meu”. Ecologicamente preocupada e com novos hábitos de consumo, sua primeira e maior preocupação é com a mobilidade. E  a conveniência da alta conectividade também será tendência, por promover a integração do carro a todas as outras ferramentas do mundo digital adotadas pelo usuário.

dados futuro mercado automotivo ibm
Dados apresentados pela IBM durante o V Fórum de Marketing Digital Automotivo, em 2017.

Os carros do futuro estarão 100% conectados à nuvem e poderão ter seus sistemas atualizados sem a necessidade de levá-lo a uma oficina. Porém, será necessário investir em segurança, com sistemas anti-hackers. Possíveis ataques cibernéticos podem colocar não apenas o cliente em risco, mas todo o mercado automotivo.

Autonomia é o caminho

Carros elétricos e autônomos também farão parte das novas tecnologias do setor. Somente no último ano, a frota de elétricos no mercado mundial aumentou em 55%.

A Tesla Motors ser a fabricante de carros mais valiosa da atualidade já aponta esse crescimento. Para Elon Musk, fundador da companhia, carros elétricos e autônomos devem crescer de forma exponencial nos próximos dez anos. Em breve, a Tesla deve começar a comercializar o Model 3, seu carro elétrico para o mercado de massa.

Diante deste novo cenário, os profissionais da indústria precisam trabalhar numa mesma sintonia. Montadoras, concessionárias e clientes finais num ambiente de trabalho completamente digitalizado e repleto de dados. Não é tarefa fácil, mas é o inevitável. Extrair inteligência dos dados de comportamento do consumidor será a regra.

compartilhar carros é o futuro do mercado automotivo

Future is now!

Seja qual for a sua visão quanto ao futuro dos carros, do mercado automotivo e da economia como um todo, é unânime que as coisas como conhecemos mudarão completamente.

A cada novo passo que damos, nós da AutoForce levamos em conta essa nova indústria em que o setor automotivo está se transformando. Nossa missão é ajudar nossos clientes a se adaptarem diante desta revolução.

E você, o que tem feito para que a sua concessionária também esteja presente na economia do futuro? Compartilhe comigo aqui nos comentários.