7 dicas essenciais para a sua concessionária gerar mais leads

Tempo de leitura: 7 minutos

Capturar leads deve estar no centro de sua estratégia digital sempre. É a melhor maneira de manter um bom relacionamento da sua concessionária com potenciais clientes. Contudo, nem sempre a concessionária dispõe de um marketing de conteúdo bem feito que, aliado às ferramentas necessárias, vai gerar mais leads.

Neste texto, nós organizamos 7 dicas essenciais para impulsionar seus resultados na captura de leads, desde pequenas alterações até orientações gerais. Confira!

estratégia marketing digital automotivo gerar mais leads

1 – Conteúdo é Rei!

A primeira coisa de que você deve ter consciência é que não importa o quão sofisticada for sua estratégia, orgânica ou paga, ela não trará os resultados que você deseja se não for acompanhada de um bom conteúdo, que seja útil ao seu público.

Um conteúdo rico e que acrescente aos leitores, mas que também não perca o foco! Não adianta ter bastante conteúdo, mas que fuja da natureza do seu negócio e que não ajude a otimizar a jornada de compra.

Produza conteúdo qualificado, crie artigos mostrando como escolher o melhor carro, transfira seu conhecimento e se posicione como uma referência do segmento. O seu cliente certamente lembrará de você na hora de escolher o carro dele.

Uma boa forma de distribuir seu conteúdo é por eBooks, webinars e infográficos. Se você os torna exclusivo para quem converter, consequentemente vai gerar mais leads.

Um bom blog também é uma boa maneira de atrair prospects curiosos. Melhora a prova social da sua concessionária e serve como forma de manter relacionamento com o cliente.

2 – Invista em Landing Pages

Landing Pages são a parte mais importante da sua campanha online. São uma ferramenta essencial para captura de leads, principalmente por meio do preenchimento de formulários.

Se você não investe em Landing Pages atrativas, responsivas e integradas, está perdendo uma enorme oportunidade de gerar mais leads e retorno.

Dicas:

  • É importante lembrar que as Landing Pages têm foco em conversão, ou seja, a comunicação precisa ser simples e direta, para que o usuário não precise tomar muitas decisões nem se distraia.
  • Direcione o lead para uma página de agradecimento após ele fazer a conversão na Landing Page.
  • Adicione indicadores de progresso. Essa é outra característica de Landing Pages que funcionam, pois os usuários se sentem mais inclinados a terminar uma tarefa se souberem quanto falta para concluí-las.

Aprenda como criar a Landing Page perfeita neste post.

3 – Tenha um Call to Action forte na sua Landing Page

Se você possui um CTA (Call To Action) na sua Landing Page, ele deve ser forte e cativante. A chamada à ação é parte essencial da conversão, pois indica o que o usuário deve fazer.

É importante ter um texto criativo e marcante, e que responda a pergunta “o que eu ganho com isso?” por parte do leitor. Afinal, é depois de ter essa resposta que o cliente decide se continua ou não na jornada de compra.

Na imagem abaixo, temos um bom exemplo de Call To Action, feito pela BMW Grand Brasil. Simples, direto, e oferecendo vantagens ao cliente online, deixando-o propenso a preencher o formulário.

cta grand brasil gerar mais leads

4 – Produtos e serviços sempre atualizados

O consumidor dos dias atuais pesquisa até 18,5 vezes  antes de decidir qual carro comprar. Por isso a importância de manter um site sempre atualizado. Além do imediato benefício de ter sempre as informações alinhadas com o que a concessionária oferece, o usuário tem acesso aos dados que procura da maneira mais certa.

Ao notar que as informações sobre produtos, principalmente os de alto valor, como carros, estão desatualizadas, o usuário se torna menos propenso à conversão. 

5 – A opinião do cliente importa (e nas redes sociais mais ainda)

Compradores de carro tendem a checar o site e as páginas das redes sociais das concessionárias antes de visitá-las fisicamente e, ao fazer esse primeiro contato no ambiente digital, você quer deixar uma boa impressão.

Se seu potencial cliente encontrar nas redes sociais boas opiniões sobre a qualidade do serviço da concessionária, é provável que ele já deixe o contato dele e se torne um lead. Portanto, valorize ainda mais sua reputação nas redes sociais para poder gerar mais leads.

Após realizar uma venda bem sucedida, encoraje seu cliente a compartilhar as impressões dele sobre os serviços da concessionária e sobre o carro nas redes sociais. Esta é uma excelente prova social do seu serviço.

landing pages marketing digital automotivo gerar mais leads

6 – Atenção à periodicidade

Seja na produção de conteúdo para um blog, no envio de e-mails, atualizações de informações, postagens nas redes sociais, esteja atento à periodicidade de suas “aparições” no ambiente digital para gerar mais leads.

O ideal é que você tenha uma estratégia online que mostre que você está sempre presente para o potencial cliente. E que também faça da sua concessionária a primeira opção do usuário na hora de visitar um site ou uma página nas redes sociais antes de comprar um carro.

De acordo com a Pesquisa Content Trends 2017, da Rock Content, empresas que produzem mais de 13 conteúdos mensais conquistam em média 4,2 vezes mais visitantes do que as publicam em menor quantidade.

Ainda de acordo com a Content Trends, as empresas que realizam publicações nos blogs conquistam até 1,8 vezes mais visitantes do que aquelas que não apresentam blogs.

Uma produção de conteúdo atualizada ajuda  a desenvolver um relacionamento com o usuário depois dele se tornar lead. Então é um fator sempre importante.

seo marketing digital automotivo gerar mais leads

7 – Invista em SEO

SEO é o conjunto de técnicas e ações que buscam tornar o site mais amigável para os sites de busca. Faz com que o site ganhe posições quando os potenciais clientes buscarem pelos serviços ou produtos na internet.

Ter um conteúdo e um site otimizados para a boa posição orgânica do campo de pesquisa do Google importa bastante.

Tendo em vista que o Google é a principal vitrine do mundo, estar bem posicionado é essencial.

Para isso, atente-se às dicas de como construir bons títulos, URLs, meta-descrições que sejam otimizados para SEO. Isso vai ajudar você a gerar mais leads.

Além disso, a sua produção de conteúdo pode se basear em dados de palavras-chaves. Você pode ter acesso a esses dados fazendo uma pesquisa no Google Trends.

Assim, você descobre o que o potencial cliente está buscando antes de fazer a compra.

Conclusão

Para a estratégia digital da sua concessionária ter sucesso e conseguir resultados, você precisa oferecer um bom conteúdo.  Aliado à presença da marca nas redes sociais e buscadores e à periodicidade, o conteúdo atrai muitas conversões.

Construa um planejamento para todo o processo de jornada de compra em que o cliente está inserido. Sem desenvolver um relacionamento, seus leads não vão se tornar oportunidades de negócio.

Além disso, você pode investir no Encantamento de Leads.

Trata-se de uma inovadora metodologia de prospecção, tratativa, perseguição e relacionamento com os leads que chegam à concessionária através da internet. Tem como foco aumentar a conversão de leads em clientes pagantes. Contamos tudo sobre essa nova metodologia neste post.

Das dicas que citamos sobre captura de leads, quais você já utiliza? Deixe seu comentário aqui ou em uma de nossas redes sociais!