5 ferramentas para gestão das vendas online em concessionárias

Tempo de leitura: 7 minutos

Fazer a gestão das vendas online exige tempo e dedicação, o que é um desafio para vendedores e CRMs em meio à rotina atribulada das concessionárias. Mas e se essa gestão puder ser otimizada com o uso de algumas ferramentas?

A internet proporciona muitas formas de interação com o consumidor: site, landing pages, chats, anúncios… Várias ferramentas que nem sempre são acompanhadas e analisadas com frequência.

Porém, ao não realizar a gestão cotidiana dessas ações, sua concessionária pode perder várias oportunidades.

Já falamos aqui no blog que a geração das oportunidades de venda dependem do relacionamento entre marca e consumidor.

De que adianta gerar leads se você não consegue compreender suas expectativas e se comunicar com ele?

Ao contrário do que muitos gestores acreditam, as vendas dependem mais de uma gestão otimizada das oportunidades do que dos esforços das equipes de marketing e vendas.

Algumas ferramentas online ajudam a identificar as melhores oportunidades entre os leads, definindo quando e a melhor forma de tratá-los.

Pensando nisso, separamos 5 ferramentas para facilitar a gestão online da sua concessionária. Confira abaixo:

gerenciador de leads concessionárias

1. Gerenciador de Conteúdo

A primeira delas é o sistema gerenciador de conteúdo. A plataforma permite a gestão de site, portal ou landing pages de forma autônoma.

Com o CRM é possível criar, publicar, customizar e distribuir o conteúdo do seu site.

Pense nele como o esqueleto de um site, landing page ou portal, que deve ser preenchido com o conteúdo que você deseja compartilhar. 

É a ferramenta ideal para concessionárias que buscam autonomia na gestão dos seus canais de vendas online.

É uma mão na roda quando você precisa alterar o preço de uma oferta na sua landing page sem ter que solicitar à agência ou a um programado. Você mesmo pode alterar mesmo sem ter grande conhecimento técnico.

Se sua concessionária tiver um time de TI, o CMS também facilita a vida do desenvolvedor. 

A ferramenta traz algumas soluções prontas ou integradas, como sistema de comentários, formulários, chatbots, bancos de imagens ou layouts pré-definidos.

Você economiza tempo e escolhe como customizar o seu site, portal ou landing page. Dependendo do CMS que você escolhe, é possível ter um site configurado e em funcionamento em menos de um mês. Isso definitivamente não acontece quando é preciso programar um site do zero.

Há diversas ferramentas no mercado, mas poucas que possuem expertise no segmento automotivo. Uma delas é o Autódromo, o CMS da AutoForce, que você pode conhecer aqui.

 

2. Gerenciador de leads

Site e landing page estão o ar, a campanha de links patrocinados também e os leads não param de chegar. O que soa como o nirvana pode se tornar uma catástrofe rapidamente se você não souber como gerenciar os leads.

O Customer Relationship Management (CRM), ou gestão de relacionamento com o cliente, define uma abordagem que coloca o cliente como foco do processo de negócio. Analisa e antecipa suas necessidades para melhorar o atendimento e as taxas de conversão.

As ferramentas/sistemas CRM oferecem às empresas formas de analisar esses comportamentos e definir ações de relacionamento com o cliente. 

Com um CRM integrado ao seu site ou landing page, é possível guardar o histórico do lead, analisando suas conversões, níveis de interesse, pontos de contato e qual o melhor momento para um atendimento ativo.

O sistema de gestão automatiza o recebimento e gerenciamento de leads sem que a equipe de vendas precise recorrer a emails, planilhas e controles paralelos os quais podem prejudicar o relacionamento ou fazer você perder o lead. 

Uma dica para as concessionárias é buscar sempre uma ferramenta CRM que permita integrações com seus sites, landing pages e com o sistema de gestão da concessionária (DMS). Assim, seu time de vendas e encantamento encontrará todas as informações necessárias em um só lugar.

Entre as soluções mais conhecidas estão o Followize, Salesforce, Pipedrive e Syonet.

automação de marketing concessionárias

3. Plataforma de Automação 

Agora que você captou as informações do seu lead, sabe quais são seus interesses, chegou a hora de desenvolver um relacionamento com ele. Entram em campo as ferramentas de automação de marketing digital.

As ferramentas de automação de marketing digital permitem que você atraia visitantes por meio de conteúdo, rastreie seus visitantes, automatize campanhas e envie campanhas e e-mail marketing e SMS marketing.

O relacionamento que você desenvolverá com o lead serão norteadas pelas características dessa persona e em qual etapa da jornada de compra ela está.

Por exemplo: se a sua persona está no início da jornada de compra e é um consumidor familiar (saiba mais sobre isso), este não é o melhor momento para uma ligação do encantador de leads. Geralmente este consumidor está pesquisando sobre qual modelo atende as suas necessidades e as melhores ofertas.

Por meio de uma automação de emails, sua equipe de marketing pode oferecer ao lead um ebook c sobre como comprar um carro novo ou um guia com os modelos mais econômicos.

Há diversas ferramentas de automação disponíveis. O Mailchimp, por exemplo, oferece disparo de e-mails gratuitos para até 2 mil contatos. Se você busca ferramentas mais completas, há o RD Station e o Mail2Easy, que permitem a automação completa.

 

4. Integrador

Já sabemos que nenhuma oferta vai longe se não há distribuição.

Mas é comum ver, nos classificados online, carros que já foram vendidos ou anúncios com erros de informação. Isso acontece porque cadastrar, editar e excluir cada carro é uma tarefa manual, que exige tempo e atenção nem sempre disponíveis.

Você pode evitar isso se utilizar integradores.

Os integradores são ferramentas que permitem o gerenciamento do estoque da concessionária para distribuição, em tempo real, das ofertas nos sites de classificados online.

O melhor integrador é aquele que se adapta facilmente a sua rotina na concessionária. Escolha aquele que permite facilmente a postagem dos anúncios, tem banco de imagens e integração com vários portais.

Entre os integradores mais conhecidos estão o dsAutoestoque e o Bomdapeste.

rastreador ligações concessionarias

5. Rastreador de ligações

Com tudo em ordem e funcionando, como metrificar o desempenho das campanhas e do time de vendas? Como analisar o que está dando resultado e o que não está?

Com uma ferramenta de rastreamento de ligações (Call Tracking) é possível identificar quais campanhas de mídia estão, de fato, gerando mais resultados.

A partir do número de telefone principal da empresa, a ferramenta de Call Tracking gera números diferentes para cada campanha.

Quando o visitante chega à página para fazer o pedido, liga para o número virtual que estava no anúncio. Assim, você pode analisar a efetividade das diferentes estratégias e anúncios.

Com isso é possível calcular se os seus investimentos online estão dando lucro ou prejuízo. O retorno sobre investimento (ROI) pode nortear suas metas comerciais e futuras ações de campanha.

Algumas ferramentas também oferecem as gravações da chamada para que você avalie o desempenho das equipes de encantamento.

Entre as ferramentas mais conhecidas está o Phonetrack.

 

Conclusão

A internet oferece muitas oportunidades de vendas, mas a quantidade e velocidade de informações exige muito das concessionárias.

Gestores de CRM e vendedores podem gerenciar as vendas online com mais facilidade se adotarem algumas ferramentas. Isso ajuda a aproveitar melhor as oportunidades e organizar as demandas do time de vendas.

Você já utiliza alguma das ferramentas que citei aqui no post? Como está sendo a gestão das vendas online na sua concessionária? Deixa aqui nos comentários!

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