O Inbound Marketing para concessionárias funciona? Descubra como fazer!

Tempo de leitura: 8 minutos

Se você trabalha ou já se envolveu de alguma forma com marketing digital, suponho que já tenha ouvido falar em Inbound Marketing. Ou, talvez, em outra palavrinha especial: Marketing de Conteúdo.

Ambas definem estratégias complementares ao marketing digital. Elas são extremamente eficientes quando o assunto é branding, otimização de investimentos em mídia paga e geração de leads.

As duas estratégias também são as que mais se aproximam do perfil do novo consumidor de automóveis, que não se contenta mais com a publicidade massificada.

Se você quer fugir do óbvio e aumentar ainda mais os resultados das vendas de veículos on-line, está na hora de aprender como aproveitar ao máximo o Inbound Marketing para concessionárias.

 

Mas o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é um conjunto de estratégias que visam utilizar o conteúdo para atrair e relacionar marca e potencial cliente.

Através do Inbound, a marca consegue educar o seu consumidor, estabelecer-se como autoridade e posicionar-se como solução para as dores do cliente.

Ao agir dessa forma, sua concessionária pode influenciar a decisão de compra desse novo consumidor.

Para ficar mais fácil de entender, vou te dar um exemplo prático. Criamos o Blog da AutoForce porque percebemos que o mercado automotivo não tinha uma fonte de aprendizado especializada sobre marketing digital e estratégias on-line. E, sem esse conhecimento, jamais poderia entender e se interessar pelos serviços da nossa plataforma de marketing digital automotivo.

Ajudando o mercado com o conteúdo, conseguimos aumentar o nosso alcance orgânico e fechar inúmeros negócios… isso nos ajuda a gerar ainda mais conteúdo de qualidade. Essa é a magia do Inbound Marketing!

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Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Antes de nós mergulharmos no Inbound Marketing para concessionárias, é preciso esclarecer uma coisa: Inbound e Marketing de Conteúdo não são a mesma coisa.

O Inbound é um conjunto de estratégias de marketing e relacionamento para fazer o cliente procurar a empresa, não o contrário.

O Inbound é como uma guarda-chuva para diversas outras estratégias, como o Marketing de Conteúdo e a Automação de Marketing.

O Marketing de Conteúdo é o combustível do Inbound Marketing para concessionárias. É através da produção de conteúdo autoral e de qualidade, que resolve o problema das personas dos compradores de carros brasileiros, que a concessionária consegue atrair, converter leads e vender.

Para fazer marketing de conteúdo é preciso disponibilizar informação em formatos que sua persona gosta de consumir: textos curtos para blogs, vídeos de resenhas no youtube, posts em social media…

Já a Automação de Marketing está relacionada ao processo de nutrição por e-mail dos leads automotivos com mais conteúdo. Estes materiais são direcionados de acordo com a etapa da jornada de compra de veículos que o lead está, estimulando sua evolução. 

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O que uma estratégia de Inbound Marketing para concessionárias pode resolver?

Mas qual a vantagem de tudo isso para a sua concessionária? Como eu disse no início, o Inbound Marketing é uma estratégia complementar ao marketing digital automotivo e pode melhorar e muito os resultados da sua concessionária na internet. Veja alguns benefícios:

Criar autoridade

Ao oferecer conteúdo segmentado e de qualidade para o consumidor, sua concessionária passa a ser vista como autoridade no assunto.

Exemplo: você quer aumentar o número de mulheres na oficina mecânica (estudos mostram que elas cuidam mais do carro que os homens).

O time marketing da concessionária pode criar uma série de vídeos para o canal do YouTube trazendo algumas dicas de manutenção do veículo para mulheres. Quem você acha que a consumidora vai procurar quando decidir agendar a próxima revisão?

Aumentar a geração de tráfego

O Google também costuma rankear melhor sites que produzem conteúdo de qualidade. Mais visado, o conteúdo atrai mais tráfego que pode ser redirecionado para o seu showroom virtual.

Aumentar a geração de leads

Você também pode utilizar a produção de conteúdos especiais para gerar leads. Um ebook sobre os “Tipos de carros indicados para famílias” estimula a conversão de leads que estão no início da jornada de compra.

Redução dos custos com Outbound Marketing

O marketing off-line não morreu, mas encolheu. Com o Inbound Marketing para concessionárias você consegue reduzir os custos em mídias que custam caro, como televisão e outdoor. Além disso, consegue analisar melhor os resultados.

Redução dos custos por cliente

Por ser mais segmentado e mensurável, o Inbound Marketing consegue ser até 62% mais barato que o marketing tradicional

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Quais as etapas do Inbound Marketing automotivo?

Bom, mas o que faz o Inbound Marketing para concessionárias ser tão efetivo?

Simples: ele respeita o momento de compra do cliente. O foco aqui não é mais a sua empresa, mas o problema do consumidor.

Isso quer dizer que você precisa definir suas ações de Inbound Marketing seguindo quatro etapas:

 

Atrair

Nada de procurar o consumidor: ele vem até você. Para que isso ocorra, você precisa oferecer conteúdos de qualidade, adequado a cada momento da jornada de compra.

Uma empresa americana* desvendou o que o comprador de carros faz nessa etapa.

  • 73% dos compradores de carros visitam o site do fabricante.
  • 50% a 60% visitam resenhas de entusiastas de carros.
  • 44% por cento visitam mídias sociais.

Isso mostra que os consumidores estão na fase de pesquisa. Eles estão reunindo informações básicas sobre marcas e modelos disponíveis no mercado. Por isso, conteúdos eficientes para atração são posts em mídias sociais, posts no blog da concessionária ou resenhas de veículos em vídeo.

 

Converter

Não adianta atrair o usuário e deixá-lo ir embora sem pegar suas informações de contato. Quando o consumidor se transforma em lead, isso é um sinal do seu nível interesse e de que ele está avançando na jornada de compra. Não à toa:

  • 40% a 60% visitam sites com avaliações de terceiros ou fóruns.
  • 55% passam a utilizar o celular para visitar sites de, em média, duas marcas.

 

Relacionar

Com o lead na base, é hora de oferecer conteúdo mais personalizado para ele, considerando suas intenções de compra, pesquisas e conteúdos que já consumiu.

Entram aqui as automações de marketing, nutrição de leads, e-mail marketing e anúncios direcionados, como remarketing. Isso porque:

  • 40% a 60% dos consumidores já definiu marca ou modelo.
  • 50% visita sites de concessionárias.

No Inbound Marketing para concessionárias, a criação de ofertas de conteúdo, como webinars, eBooks, checklists ou mesmo “agende um test drive” costumam ser boas formas de captar o lead que está no fim da jornada.

 

Vender

Essas novas etapas também exigem uma nova forma de vender. Uma delas é o encantamento de leads.

O encantador de leads, a partir do histórico de relacionamento do lead e da conversão deste em ofertas de fim de funil (como “simule um financiamento” ou “avalie seu seminovo on-line!” entrará em contato para agendar um test drive na concessionária. Ele prospecta e trata o lead, deixando-o pronto para o time de vendas.

Para saber mais sobre o que é Encantamento de Leads, clique aqui.

 

O que eu preciso para começar?

Apesar de ser uma estratégia excelente para complementar o marketing digital automotivo, o Inbound Marketing para concessionárias exige estudo e organização do dealer.

É preciso definir qual a sua persona, mapear sua a jornada de compra e em quais canais ela consome conteúdo. Uma forma de reunir esses dados é fazendo uma pesquisa com a base de clientes.

Além disso, você também vai precisar escolher algumas ferramentas importantes, que auxiliem a desenvolver a estratégia de e-mails, por exemplo. Aqui na AutoForce, trabalhamos integrados com o Mail2Easy e a RD Station.

Separei outros conteúdos você entender melhor a criação de uma estratégia de marketing digital automotivo:

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*Os dados citados são da empresa americana Luth Research.