5 tendências de Marketing Digital para concessionárias em 2018

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O Marketing Digital tem sido uma das estratégias mais revolucionárias para o setor automotivo na última década. Novas tendências de marketing digital para concessionárias surgem todos os dias, e algumas já se consolidam como as melhores apostas para 2018.

Com as boas projeções de vendas para este ano — de acordo com a Fenabrave, haverá um aumento de 11,8% –, é preciso preparar a empresa para aproveitar todas as oportunidades.

Hoje, é impossível vender carros sem pensar na internet. São 31 milhões de brasileiros consumindo, a cada mês, conteúdo sobre o setor automotivo. Além disso:

  • Mais de 80% das oportunidades de vendas de veículos em 2017 foram geradas pela internet
  • 46% dos consumidores escolhem uma concessionária online
  • Preço (65%), veículos (38%) e localização da concessionária (35%) são os itens mais buscados durante a jornada de compra

Essa audiência cativa é uma grande oportunidade para o setor automotivo.

Mas como chegar até ela, se agora todo mundo está na internet e parece haver mais informação do que gente para consumi-la? Por onde começar a investir?

Para ajudar, preparamos esse artigo com estratégias de marketing digital para concessionárias que vão dominar o mercado em 2018. Não deixe de tomar nota:

tendências marketing digital para concessionarias 2018

1. Vídeos 

O vídeo vem ganhando importância no marketing digital para concessionárias desde 2017, e segue como tendência para 2018.

Hoje, 175 milhões de vídeos sobre carros são visualizados por mês no Youtube. Além disso:

  • 80% dos usuários já utilizaram vídeos durante a jornada de compra de um carro.
  • Em 62% dos casos, esses vídeos eram de test drive ou comparativos.

Os vídeos são extremamente importantes para melhorar a performance de anúncios de ofertas em landing pages. Com eles, a taxa de conversão de uma landing page chega a 80%.

No Facebook, os vídeos alcançam, em média, 12,05% da audiência total da página, bem mais que links e status,  além de altos níveis de engajamento, como mostra esta pesquisa do Buzzsumo.

Use o vídeo para melhorar a experiência de compra dos consumidores que não fazem test drive (leia mais sobre os tipos de consumidores aqui). Transmissões ao vivo de lançamentos e eventos, vídeos com dicas e informações sobre os carros despertam o interesse.

2. Campanhas

A essa altura, você já deve ter utilizado ou visto campanhas online como parte das ações de marketing digital para concessionárias. Para 2018, o segredo é segmentar cada vez mais essas campanhas para pagar menos e obter resultados melhores.

Para isso, o primeiro passo é conhecer bem as personas e a jornada de compra do seu consumidor. Explicamos como fazer isso neste post.

O Facebook ADS é um bom aliado com as campanhas voltadas para o topo do funil. As campanhas captam leads que ainda não sabem exatamente o que procuram em um carro, ou qual modelo comprar.

Use o formato Faceleads para criar um formulário para captação de leads dentro da plataforma Facebook. Outra ferramenta, o Lookalike Audiences, ajuda na segmentação. Você pode criar o público-alvo da campanha subindo uma lista de clientes para o Facebook Insights, que vai distribuir o anúncio para públicos com interesses semelhantes aos da sua base. 

Já o Google Adwords é uma ferramenta para leads que estão mais avançados na jornada. Campanhas de remarketing e perseguição, por exemplo, trazem conteúdo para nutrir o lead e estimular a conversão. 

Neste case, contamos o passo a passo para fazer uma campanha online de resultados.

video marketing digital para concessionarias

3. Showroom virtual

Muitas empresas já devem ter pensado que, com a efetividade das landing pages e o interesse que as mídias sociais geram, investir em um site é bobagem. Que erro!

Uma das tendências para 2018 é criar sites que funcionem como showrooms virtuais, trazendo o máximo de informação e imersão para o usuário.

Além da experiência de navegação, o showroom virtual também possui diversas iscas que estimulam a conversão, como formulários e CTAs.

Sem falar na quantidade de dados de navegação que os showrooms virtuais entregam! Os dados de comportamento, como horários de visita, iscas que mais convertem e modelos de interesse ajudam a nortear outras ações de marketing.

4. Conteúdo 

O marketing de conteúdo tem, cada vez mais, integrado as estratégias de marketing digital para concessionárias, e em 2018 deve permanecer.

Ele permite atrair, engajar e qualificar leads, principalmente se estiver bem integrado ao funil de vendas da empresa.

Ao disponibilizar conteúdo relevante e envolvente, a concessionária gera valor, educa a clientela e, em troca, recebe leads qualificados para o negócio.

Além disso, o conteúdo ajuda a concessionária a ganhar relevância, conquistando posições melhores para o site nos mecanismos de busca.

Ebooks, guias, vídeos e infográficos podem ser desenvolvidos com base em dúvidas dos consumidores e distribuído por meio de automações de marketing.

métricas marketing digital para concessionarias

5. Mobile Marketing

Segundo o Google, 76% dos consumidores usam o celular para pesquisar concessionárias. E isso abre as portas para o mobile marketing.

Os dados gerados por aplicativos permitem que as marcas construam campanhas cada vez mais fiéis ao perfil do usuário, criando uma comunicação mais personalizada e voltada para nichos.

Isso sem falar nas campanhas  por geolocalização, voltadas para o público que está próximo fisicamente do negócio.

Um estudo do Google mostrou que 76% das pessoas que buscam por algo disponível nas proximidades visitam o local em até um dia.

O mobile permite integrar experiências on e offline, atrair visitas para estabelecimentos e estar presente para o consumidor na hora e lugar certo.

Conclusão

Concessionárias que estão garantindo o sucesso nas vendas on-line em 2018 já colocaram em prática a maioria das estratégias que citei aqui. As que ainda não começaram, precisam iniciar agora!

Vídeos, marketing de conteúdo, campanhas online, sites e landing pages são apenas algumas das principais tendências  de marketing digital para concessionárias que estão ganhando o mercado.

Quais dessas ações você já utiliza na sua concessionária? Compartilhe conosco nos comentários ou nas nossas redes sociais!

 

 

 

 

*As estatísticas do Google foram apresentadas durante a 27ª Fenabrave, nos dias 8 e 9 de agosto de 2017.