5 tendências de Marketing Digital para concessionárias em 2018

Tempo de leitura: 5 minutos

O Marketing Digital tem sido uma das estratégias mais revolucionárias para o setor automotivo na última década. Novas tendências de marketing digital para concessionárias surgem todos os dias, e algumas já se consolidam como as melhores apostas para 2018.

Com as boas projeções de vendas para este ano — de acordo com a Fenabrave, haverá um aumento de 11,8% –, é preciso preparar a empresa para aproveitar todas as oportunidades.

Hoje, é impossível vender carros sem pensar na internet. São 31 milhões de brasileiros consumindo, a cada mês, conteúdo sobre o setor automotivo. Além disso:

  • Mais de 80% das oportunidades de vendas de veículos em 2017 foram geradas pela internet
  • 46% dos consumidores escolhem uma concessionária online
  • Preço (65%), veículos (38%) e localização da concessionária (35%) são os itens mais buscados durante a jornada de compra

Essa audiência cativa é uma grande oportunidade para o setor automotivo.

Mas como chegar até ela, se agora todo mundo está na internet e parece haver mais informação do que gente para consumi-la? Por onde começar a investir?

Para ajudar, preparamos esse artigo com estratégias de marketing digital para concessionárias que vão dominar o mercado em 2018. Não deixe de tomar nota:

tendências marketing digital para concessionarias 2018

1. Vídeos 

O vídeo vem ganhando importância no marketing digital para concessionárias desde 2017, e segue como tendência para 2018.

Hoje, 175 milhões de vídeos sobre carros são visualizados por mês no Youtube. Além disso:

  • 80% dos usuários já utilizaram vídeos durante a jornada de compra de um carro.
  • Em 62% dos casos, esses vídeos eram de test drive ou comparativos.

Os vídeos são extremamente importantes para melhorar a performance de anúncios de ofertas em landing pages. Com eles, a taxa de conversão de uma landing page chega a 80%.

No Facebook, os vídeos alcançam, em média, 12,05% da audiência total da página, bem mais que links e status,  além de altos níveis de engajamento, como mostra esta pesquisa do Buzzsumo.

Use o vídeo para melhorar a experiência de compra dos consumidores que não fazem test drive (leia mais sobre os tipos de consumidores aqui). Transmissões ao vivo de lançamentos e eventos, vídeos com dicas e informações sobre os carros despertam o interesse.

2. Campanhas

A essa altura, você já deve ter utilizado ou visto campanhas online como parte das ações de marketing digital para concessionárias. Para 2018, o segredo é segmentar cada vez mais essas campanhas para pagar menos e obter resultados melhores.

Para isso, o primeiro passo é conhecer bem as personas e a jornada de compra do seu consumidor. Explicamos como fazer isso neste post.

O Facebook ADS é um bom aliado com as campanhas voltadas para o topo do funil. As campanhas captam leads que ainda não sabem exatamente o que procuram em um carro, ou qual modelo comprar.

Use o formato Faceleads para criar um formulário para captação de leads dentro da plataforma Facebook. Outra ferramenta, o Lookalike Audiences, ajuda na segmentação. Você pode criar o público-alvo da campanha subindo uma lista de clientes para o Facebook Insights, que vai distribuir o anúncio para públicos com interesses semelhantes aos da sua base. 

Já o Google Adwords é uma ferramenta para leads que estão mais avançados na jornada. Campanhas de remarketing e perseguição, por exemplo, trazem conteúdo para nutrir o lead e estimular a conversão. 

Neste case, contamos o passo a passo para fazer uma campanha online de resultados.

video marketing digital para concessionarias

3. Showroom virtual

Muitas empresas já devem ter pensado que, com a efetividade das landing pages e o interesse que as mídias sociais geram, investir em um site é bobagem. Que erro!

Uma das tendências para 2018 é criar sites que funcionem como showrooms virtuais, trazendo o máximo de informação e imersão para o usuário.

Além da experiência de navegação, o showroom virtual também possui diversas iscas que estimulam a conversão, como formulários e CTAs.

Sem falar na quantidade de dados de navegação que os showrooms virtuais entregam! Os dados de comportamento, como horários de visita, iscas que mais convertem e modelos de interesse ajudam a nortear outras ações de marketing.

4. Conteúdo 

O marketing de conteúdo tem, cada vez mais, integrado as estratégias de marketing digital para concessionárias, e em 2018 deve permanecer.

Ele permite atrair, engajar e qualificar leads, principalmente se estiver bem integrado ao funil de vendas da empresa.

Ao disponibilizar conteúdo relevante e envolvente, a concessionária gera valor, educa a clientela e, em troca, recebe leads qualificados para o negócio.

Além disso, o conteúdo ajuda a concessionária a ganhar relevância, conquistando posições melhores para o site nos mecanismos de busca.

Ebooks, guias, vídeos e infográficos podem ser desenvolvidos com base em dúvidas dos consumidores e distribuído por meio de automações de marketing.

métricas marketing digital para concessionarias

5. Mobile Marketing

Segundo o Google, 76% dos consumidores usam o celular para pesquisar concessionárias. E isso abre as portas para o mobile marketing.

Os dados gerados por aplicativos permitem que as marcas construam campanhas cada vez mais fiéis ao perfil do usuário, criando uma comunicação mais personalizada e voltada para nichos.

Isso sem falar nas campanhas  por geolocalização, voltadas para o público que está próximo fisicamente do negócio.

Um estudo do Google mostrou que 76% das pessoas que buscam por algo disponível nas proximidades visitam o local em até um dia.

O mobile permite integrar experiências on e offline, atrair visitas para estabelecimentos e estar presente para o consumidor na hora e lugar certo.

Conclusão

Concessionárias que querem garantir o sucesso nas vendas online 2018 precisam começar a elaborar sua estratégia de marketing digital agora.

Vídeos, marketing de conteúdo, campanhas online, sites e landing pages são apenas algumas das principais tendências  de marketing digital para concessionárias que vão surgir.

Quais dessas ações você já utiliza na sua concessionária? Compartilhe conosco nos comentários ou nas nossas redes sociais!

 

 

 

 

*As estatísticas do Google foram apresentadas durante a 27ª Fenabrave, nos dias 8 e 9 de agosto de 2017.

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