Os 10 maiores mitos sobre vendas de carros online desmistificados

Tempo de leitura: 6 minutos

Ainda há um bloqueio por parte de muitas concessionárias quando o assunto é vendas de carros online. A desconfiança e o medo de investir reinam, principalmente, pela falta de informações.

Uma das causas é o choque que a internet representou para o modelo de negócios das concessionárias.

Se, em 2005, o consumidor visitava até 5 concessionárias para escolher um carro novo, agora ele só visita 2. Isso gerou diversas previsões apocalípticas sobre o fim das concessionárias — e muita desconfiança com a internet.

Além disso, há a dificuldade dos concessionários em entender os novos canais e conceitos que a internet trouxe para o negócio. Há também a grande quantidade de informações sem fundamento sobre marketing digital e vendas online, que geram mais confusão e desconfiança.

Pensando nisso, preparamos um artigo desmistificando os 10 maiores mitos sobre vendas de carros online. Será que você já caiu em algum deles? Confira!

vendas de carros online investimento

1.Preciso investir muito para vender

Mito! A internet não exige o mesmo montante de investimentos que a publicidade tradicional (offline). É possível investir menos e vender bem.

No online, é mais importante ter uma estratégia de marketing digital do que um grande montante de investimentos. É ela que vai definir a recorrência, os canais, a forma e, assim, a efetividade das suas campanhas de vendas de carros online.

Além disso, algumas ferramentas permitem analisar os resultados das campanhas e fazer mudanças sem depender de terceiros.

 

2. Investir na internet é muito complexo

Mito! O seu conhecimento em gestão de lojas físicas e vendas pode ser facilmente adaptado à internet.

Além disso, com pesquisa e dedicação, você pode facilmente se adaptar aos jargões e facetas do mundo digital. Há diversos materiais educativos e ferramentas gratuitas para ajudar você a se aprimorar, como os conteúdos extras aqui do Blog e este curso de Marketing Digital do Google.

O importante é estar sempre aberto às novidades que a internet traz para os negócios.

vendas de carros online site

 

3. Não preciso de um site

Mito! Apesar dos consumidores visitarem menos as lojas físicas, eles ainda querem a experiência e informação que um showroom oferece.

Ao criar um showroom virtual, você consegue atrair o usuário, gerar leads, analisar comportamentos e se relacionar com o consumidor.

Existem soluções digitais que facilitam todo o trabalho de gerenciamento do conteúdo, integração de estoques e divulgação dos produto, tudo de forma intuitiva e com grande retorno. No nosso guia rápido Como Escolher um Fornecedor de Digital para Concessionárias, mostramos algumas dicas sobre como fazer isso.

 

4. Vender online é arriscado

Mito!

De acordo com este estudo americano, 80% dos consumidores de carros escolhem um modelo online, e só vão às concessionárias confirmar a decisão.

Se o consumidor está online, o único risco que você assume é o de não estar com ele!

Ao investir em campanhas online, você consegue captar o consumidor no momento da pesquisa, oferecer sua solução e desenvolver um relacionamento. E, hoje, relacionamento é o que fecha novos negócios.

Usando as estratégias e ferramentas adequadas, é possível analisar os canais e ações que estão gerando retorno.

Neste case, mostramos como uma concessionária vendeu 1.100 veículos online reduzindo os investimentos em campanhas online. Confira!

 

5. Consigo vender carros usando só mídias sociais

Mito! Isso pode ser verdade para quem está repassando um veículo próprio, mas não para concessionárias.

As mídias sociais são essenciais para gerar tráfego, relacionar-se com o cliente e posicionar a marca. Mas não dá para fechar negócio com elas.

Uma das causas é que, segundo o Google, embora o consumidor pesquise muito online, a maior parte dos negócios de carros são fechados na loja física.

Além disso, as marcas estão tendo que desembolsar cada vez mais para alcançar o consumidor nas mídias sociais. Um post orgânico alcança no máximo 2% dos seus seguidores no Facebook.

Se você está começando nas vendas de carros online, é melhor considerar outros canais na sua estratégia de marketing digital.

vendas de carros online encantadores de leads

 

6. Leads da internet não são importantes como os do showroom

Mito! O mais comum entre os vendedores. Não à toa, 64% dos consumidores estão insatisfeitos com o atendimento das concessionárias nas mídias sociais.

Como falei anteriormente, leads gerados pela internet podem ser identificados com base na etapa da jornada de compra. Isso ajuda a personalizar o relacionamento com o lead e a encontrar o momento da abordagem.

Esse primeiro contato não deve ser feito pelo time de vendas, mas por encantadores de leads treinados. São eles que vão prospectar, tratar o lead e agendar a visita. Com isso, a taxa de conversão de leads pode chegar a até 12%.

Neste post, explicamos melhor o que é Encantamento de Leads e como você pode adotar na sua concessionária.

 

7. Posso fazer a gestão dos leads por conta própria

Mito! Ao iniciar as vendas de carros online, você pode achar que a gestão dos leads é simples. Mas com campanhas online e audiência chegando, a gestão pode ficar inviável.

É importante lembrar que a economia de recursos pode não compensar o gasto de tempo e dinheiro para recuperar um lead mal atendido (ou conquistar um novo). Por isso a importância de ter um CRM integrado com sua plataforma de sites e landing pages.

 

8. Planejamento é perda de tempo

Mito! Como eu falei nos primeiros tópicos, o planejamento e estratégia é que trazem o sucesso das campanhas online.

É a partir do planejamento que você pode identificar a persona do negócio, a jornada de compra, definindo os melhores canais para apresentar o seu produto.

Sem esse controle, podem surgir problemas no relacionamento com os leads e nos resultados dos investimentos. Leia aqui como criar o planejamento de marketing digital da sua concessionária. 

vendas de carros online mobile

 

9. Não preciso me preocupar com mobile

Mito! Quem não investe em mobile, seja com campanhas de geolocalização ou sites responsivos, está perdendo clientes.

De acordo com report 2017 da Mobile Marketing Association, o brasileiro aumentou em 6% o tempo gasto em smartphones. Sem falar que 80% dos consumidores usam o aparelho para pesquisar sobre concessionárias.

Sem investir em mobile, você está perdendo oportunidades de venda.

 

10. Não preciso me importar com minha reputação online

Mito! Uma pesquisa recente da DealerRater mostrou que 70% dos compradores de carros acham os comentários de clientes online muito confiáveis.

Essas classificações são um recursos poderoso para os dealers conhecerem melhor o consumidor, aumentarem a retenção de clientes e crescerem as vendas.

É necessário manter um bom atendimento tanto nas redes sociais quanto nos outros canais, como sites e chatbots, do pré-venda ao pós-vendas!

 

Conclusão

Já parou para pensar que o único entrave para a sua concessionária conseguir mais resultados online pode ser a falta de informação?

Por isso, é importante conhecer bem a dinâmica do marketing e do comércio online. Assim, você traça as melhores estratégias para ampliar o número de negócios sem grandes esforços.

Quer uma ajudinha para entender melhor como entrar para as vendas de carros online? Converse com um dos nossos consultores aqui.

Como escolher uma Solução Digital para concessionárias?

Receba um guia gratuito sobre como escolher o novo parceiro de marketing digital da sua concessionária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *