Plataforma CMS para concessionárias: entenda de uma vez o que é isso!

Tempo de leitura: 8 minutos

Cada vez mais a internet tem se tornado indispensável para a geração de novas oportunidades de venda. Como resultado, cresceu também a necessidade da concessionária centralizar e gerenciar o seu conteúdo online.

Aqui no blog, já falamos de ferramentas de gestão de vendas online que fazem parte do ‘kit de sobrevivência’ de uma concessionária na internet. Integradores de portais automotivos, gerenciadores de leads, rastreadores e gerenciadores de redes sociais são algumas delas.

Contudo, todas elas dependem de uma ferramenta essencial: o gerenciador de conteúdo, também conhecido como plataforma CMS. Você já ouviu falar nele?

Uma plataforma CMS permite gerenciar de forma completa o conteúdo online da concessionária, seja nos sites, landing pages ou portais de marca.

Além disso, os CMS mais poderosos do mercado possuem integração com portais de anúncios automotivos, gerenciadores de leads e plataformas de e-mail marketing. Por isso, essa ferramenta é uma importante aliada no dia-a-dia de analistas/gestores de marketing e CRM das concessionárias.

Mas antes de escolher uma solução, você deve entender bem como essa ferramenta funciona e quais os benefícios de adotá-la na sua concessionária. E é sobre isso que vamos conversar agora!

1. O que é e para que serve uma plataforma CMS?

A sigla CMS (Content Management System) se refere a um sistema de gerenciamento de conteúdo online. Uma plataforma CMS permite o controle dos sites, páginas, vídeos, imagens e textos da concessionária no seu domínio online.

Dois dos maiores benefícios da plataforma CMS para concessionárias são autonomia e agilidade — o que acaba se refletindo, também, na redução de custos.

Vamos pensar no dia-a-dia de João Medeiros, gerente de marketing de uma concessionária. Uma das suas (muitas) funções é atualizar as ofertas no site e nas landing pages todos os meses.

Para fazer isso, João pede para que a agência responsável pelo site faça as alterações no 1º dia do mês. Só que ele precisa preencher uma planilha solicitando as mudanças, passar o briefing dos banners e esperar o programador da agência fazer as alterações diretamente no código das páginas.

O gerente de marketing só terá as ofertas atualizadas lá para o dia 10 do mês. Até lá, suas campanhas online estão paradas, e os leads deixaram de aparecer.

Mas, e se João adotasse uma plataforma CMS para a concessionária, quais seriam os benefícios?

    • Autonomia para cadastrar serviços, atualizar o estoque de seminovos e novas páginas sozinho;
    • Agilidade para atualizar as ofertas do mês no site e nas landing pages sempre que precisasse;
    • Redução de custos com atualização e manutenção das páginas, que passam a ser feitos pela própria concessionária.

Cada uma dessas tarefas é facilitada pelo uso da plataforma CMS que, ao centralizar a gestão do conteúdo online, otimiza o tempo do time e otimiza os custos operacionais.

 

2. Quais os recursos oferecidos por uma plataforma CMS?

O mais incrível da plataforma CMS é sua flexibilidade. Ela pode ser utilizada para criação de qualquer tipo de site, desde grandes portais automotivos, que congregam diversas marcas, até showrooms virtuais e landing pages. Veja alguns recursos:

Gerenciamento do site por equipes

Isso significa que a sua concessionária pode cadastrar uma equipe de conteúdo, responsável por fazer todas as atualizações de ofertas, preços e modelos no site, e uma equipe de leads, que recebe e gerencia as novas conversões.

Praticidade na criação de conteúdos

Você tem liberdade para incluir e modificar banners, alterar preços, modelos, escolher fotos e vídeos dos veículos, cadastrar peças e serviços… Além disso, as plataformas CMS mais potentes já vêm com uma base de dados atualizada das marcas, facilitando o cadastro das ofertas.

Flexibilidade na estrutura das páginas

Com algumas plataforma CMS, você pode criar novas páginas e landing pages sem ter conhecimento em código nem utilizar outros softwares para isso. Você acessa a área administrativa do site através da plataforma, onde pode acrescentar textos, imagens, notícias e fazer outras customizações.

Responsividade e velocidade

Gerenciadores de conteúdo (CMS) também possuem grande desempenho na velocidade de carregamento. Os elementos de layout e o conteúdo, otimizados e mobile-friendly, são lidos rapidamente pelos navegadores, melhorando o rankeamento das páginas.

plataforma cms para otimizar sites de concessionarias

Otimização para SEO

Algumas plataformas CMS também permitem que você otimize as páginas para mecanismos de busca, incluindo tags de rastreamento ou adequando a metadescription e o título de site à palavras-chave mais interessantes para o negócio. As páginas em CMS também costumam ter códigos mais limpos, facilitando sua indexação pelos mecanismos de busca.

Funcionalidades integradas

Plataformas CMS também possuem, geralmente, integrações com outros softwares ou plugins, o que evita que você precise gerenciar mil programas diferentes na concessionária. Por exemplo, você pode integrar as landing pages de oferta com o gerenciador de leads da concessionária, facilitando o trabalho dos encantadores de leads.

Dados na palma da mão

Esqueça as planilhas do Excel e os mil softwares de relatórios. As plataformas CMS puxam dados do Google Analytics e ainda os gerados pelo próprio site, facilitando a geração de relatórios, gráficos e análises.

Software como serviço

De tudo, talvez o mais importante: o CMS é um software como serviço (SaaS). Esse tipo de comercialização barateia o uso da estrutura, gastos com licenças e manutenção de programas. Você usa sempre a versão mais recente da plataforma pagando apenas a mensalidade. Não é demais?

 

3. O que considerar na hora de escolher uma plataforma CMS para a minha concessionária?

Claro que, com tantas funcionalidades, a vontade é correr para contratar uma plataforma CMS para a concessionária. Mas calma! Além de planejar o uso para evitar problemas (como contamos neste outro post), você precisa atentar a mais algumas coisas:

  • A plataforma CMS dispõe de base de conteúdo? De nada adianta contratar um gerenciador de conteúdo se você não tem facilidade para utilizar fotos de vídeos atuais dos veículos, e precisa gastar com licenças de uso para compensar.

  • A plataforma CMS é especializada no que faz? Procure sistemas que já possuem expertise e conhecem como o setor automotivo (e seus prospects) agem online.

  • A plataforma CMS oferece treinamento e suporte? Quando algo der errado ou uma dúvida surgir, você precisa ter a quem recorrer. Plataformas CMS pagas geralmente oferecem manutenção e suporte (e conteúdos de treinamento), o que deve ser sua prioridade.

relatórios plataforma cms para concessionarias

4. Quais são as plataformas CMS disponíveis no mercado?

Além dos critérios que já citamos, você também deve pesquisar a reputação das plataformas CMS disponíveis no mercado e qual delas melhor se encaixa para o seu negócio. Vamos conversar sobre as mais conhecidas:

WordPress

Uma das plataformas CMS mais antigas do mundo, com quase 20 milhões de sites cadastrados. É um sistema robusto, com grande oferta de temas e plugins. Porém, limita as edições do tema, então qualquer customização precisa ser feita diretamente no código. Permite hospedar o site gratuitamente.

Joomla

Solução Open Source, é considerado o melhor CMS gratuito disponível no mercado. Apesar de dar mais abertura para modificações da estrutura, também exige conhecimento em código para a customização. Não possui muitos temas e plugins (nem pagos nem gratuitos).

Wix

Na nova versão do Wix, você faz praticamente tudo por conta própria, e quase sem mexer em código. Em contrapartida, precisa pagar um valor mensal para ter acesso ao domínio e a outros plugins de gestão de leads, criação de landing pages ou agendamentos online.

Autódromo

O CMS mais especializado. Criado pela AutoForce, o Autódromo é um poderoso CMS, com layouts, integrações e customizações adequadas ao público do setor automotivo. Neste post sobre plataformas e agências, falamos um pouco mais sobre o Autódromo. Você também pode solicitar uma demonstração gratuita neste link.

 

Conclusão

Ter uma boa performance e alcançar bons resultados online depende, também, do investimento da concessionária em uma boa plataforma CMS.

Essa ferramenta é extremamente importante para garantir agilidade, autonomia e redução de custos à presença da concessionária na internet.

Plataformas CMS que são mais especializadas no setor automotivo, como a da AutoForce, também garantem uma série de outros benefícios. Veja neste post 15 benefícios que só clientes AutoForce possuem.

 

campeão das vendas online autoforce