Plataforma x Agências: qual a melhor solução de marketing digital para concessionárias?

Tempo de leitura: 5 minutos

À medida que as concessionárias compreendem a importância do marketing digital, dúvidas surgem na hora de escolher o parceiro que vai oferecer esse serviço. Dentre as soluções disponíveis, duas se destacam: plataforma e agência.

Mas qual delas é a melhor solução de marketing digital automotivo?

A internet trouxe novas demandas. É preciso gerar tráfego, gerenciar o conteúdo dos sites e landing pages, atender os leads…

Por isso, é necessário escolher uma solução que atenda a todos os objetivos de forma integrada, permitindo gerenciar o funil de vendas e aproveitar todas as oportunidades.

Entre as principais soluções digitais para o setor automotivo estão as plataformas e as agências de marketing digital.

A maior parte das agências ofereciam serviços de mídia offline (outdoors, spots de rádio). Agora, tentam migrar os serviços de propaganda para a internet.

Já uma plataforma SaaS (Software as a Service) oferece serviço especializado de marketing digital.

Mas em meio à tanta oferta de fornecedores (há uma estimativa de que existam mais de 800 agências que se dizem digitais só no Brasil), encontrar a melhor solução para concessionárias pode ser um desafio para gestores de marketing e diretores comerciais.

Isso porque, independente do porte da concessionária, escolher a solução errada pode custar muito. Como você pode ter certeza de que o seu dinheiro será bem investido e trará resultados?

Neste post você entenderá as diferenças entre as principais soluções de digital. Continue lendo!

marketing digital automotivo

Olhe para dentro da empresa

A escolha de uma nova solução de digital para concessionárias deve começar por uma análise da empresa.

Antes de sair procurando, analise o seu plano de negócios e os objetivos do seu planejamento de marketing digital.

Defina o que sua concessionária deseja alcançar na internet. Você quer mais leads, reforçar o posicionamento da marca?

A partir dessa avaliação, você pode se perguntar: a solução que você utiliza hoje ainda está gerando resultados?

A melhor forma de encontrar a resposta é conversando com o seu time de marketing e vendas.

Afinal, são eles que enfrentam o desafio de colocar em prática os objetivos que você definiu no planejamento.

Analise o desempenho da geração e fechamento de vendas online. Verifique como o seu time analisa a ferramenta atual (consegue utilizar, vê resultados?) e do que sentem falta.

As necessidades do time vão nortear quais serviços a nova solução deverá entregar, e em quanto tempo.

Para ajudar você nessa escolha, analisamos como agência e plataforma atendem às necessidades de uma concessionária na internet. Confira abaixo e decida qual dessas soluções faz mais sentido para a sua empresa!

criação de site plataformas de marketing digital automotivo

Autonomia

Agências de marketing digital, embora ofereçam o serviço de criação de sites, não permitem que o cliente faça alterações por conta própria. Mudanças nos sites e landing pages precisam ser solicitadas, o que custa tempo e dinheiro para a concessionária.

Uma Plataforma segue a linha self-service: ou seja, o cliente pode fazer as alterações (banners, texto, subir vídeos, escolher layout) dentro da plataforma, sem precisar que terceiros façam as alterações.

Expertise

Agências de marketing digital trabalham, geralmente, com empresas de segmentos e portes diversos. A falta de especialização no segmento automotivo pode influenciar nas decisões e ações realizadas pela agência.

Uma Plataforma é, geralmente, especializada em uma área, pois já conhece as melhores ações e o público do setor.

Hoje, a única plataforma de marketing digital especializada no segmento automotivo é a AutoForce. Você pode saber mais sobre nós aqui.

tempo de entrega plataformas de marketing digital automotivo

Tempo de entrega

Agências de marketing digital também produzem sites, mas pedem um prazo médio de 30 a 60 dias para colocá-lo no ar. Isso acontece porque nem sempre possuem um banco de imagens ou layouts predefinidos, o que facilita a criação.

Uma Plataforma geralmente trabalha com layouts predefinidos e bancos de imagens, o que pode fazer com que os sites estejam prontos em até 15 dias. Já as landing pages podem ser customizadas pelo próprio time das concessionárias.

Integração

Agências de marketing digital oferecem sites que podem ser conectados com as soluções já utilizadas pelas concessionárias, como o software de gestão de leads (CRM), mas que nem sempre estão integradas dentro da plataforma de gerenciamento do site.

Uma Plataforma oferece outros serviços de marketing digital dentro do sistema, como disparo de e-mails, gerenciamento de leads, integração com portais automotivos. Dessa forma, você não precisa buscar outras ferramentas. Por vezes, as plataformas oferecem pacotes de venda casada com esses outros serviços.

dados plataforma de marketing digital automotivo

Resultados

Agências de marketing digital, na maioria dos casos, oferecem relatórios periódicos para que o cliente analise o desempenho dos sites e das campanhas. Isso ajuda na definição de novas estratégias de marketing.

Plataformas geralmente oferecem, dentro do sistema, um dashboard com informações em tempo real sobre o desempenho dos sites e landing pages. Isso ajuda o gestor a acompanhar a estratégia e modificá-la sempre que achar necessário.

 

Conclusão

A escolha de um fornecedor de digital dependerá sempre dos objetivos e da estratégia do seu negócio na internet.

Você já utiliza alguma das duas soluções que citamos por aqui? Qual a sua experiência com elas? Deixe aqui nos comentários!

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