Redes sociais para concessionárias: como usá-las para vender carros online

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É possível vender carros online usando as redes sociais? Confira nesse texto como gerar oportunidades de venda utilizando estratégias orgânicas e pagas em redes sociais para concessionárias.

 

Hoje em dia todo mundo está nas redes sociais. E, por isso mesmo, a sua atenção sobre elas deve ser redobrada. Para atingir em cheio o prospect com o conteúdo certo, uma concessionária deve segmentar seu público, saber onde ele está, que redes mais utiliza e o que ele quer consumir.

Para você ter uma ideia da importância das redes sociais para o setor automotivo, cerca de 38% dos compradores de veículos novos usam as redes sociais para pesquisar o próximo veículo que vão comprar.

Com a grande variedade de tipos de redes sociais, e com mais de 100 milhões de brasileiros utilizando a internet, sendo o país que mais utiliza na América Latina, usar redes sociais para concessionárias é fundamental.

Nesse território, saber segmentar é lei! Principalmente porque ferramentas de campanha, como o Facebook Ads, nos oferecem uma possibilidade de segmentação poderosa, permitindo que a mensagem chegue ao público certo.

Para isso, é preciso dividir seu público em personas, adaptar o conteúdo ao formato da rede e adotar técnicas que aumentem a conversão.

É importante ter a noção de que redes sociais, como o Facebook, vêm diminuindo o alcance orgânico das páginas de empresas. Então, se você está buscando um marketing focado em Marketing focado em conversão, o mais recomendado sempre é uma boa estratégia de mídia paga em redes sociais.

Porém, existem boas práticas de mídias sociais que você pode desenvolver para um relacionamento de longo prazo com o seu público.

Essas boas práticas vão ajudar você também na hora da campanha online, já que terá conhecimento sobre sua audiência, suas segmentações, os melhores conteúdos para ela e uma boa base de fãs (que servem de prova social).

Confira nesse texto dicas poderosas sobre como redes sociais para concessionárias podem ajudar você a gerar mais leads!

cidades conectadas com redes sociais

1. Defina suas personas

Com a grande variedade de público nas redes sociais, é importante definir as suas personas. Personas são representações do seu público num só perfil fictício. A sua concessionária pode ter mais de uma persona também.

A importância de definir as personas começa no processo de identificar quais redes sociais o seu cliente usa. Redes sociais possuem características, funcionalidades e públicos diferentes.

Por exemplo, o público do Linkedin é mais especializado e busca conteúdo sobre o mercado de trabalho. Ao passo que no Instagram, os usuários preferem conteúdo bastante visual e sem muita leitura, mais focado no branding. Já o Twitter exige que você esteja sempre atualizando suas informações na timeline para que seu conteúdo possa ser visto, e etc.

Identificar as características das suas personas é essencial para poder segmentar o seu público, uma vez que é possível identificar interesses, curtidas de páginas, gênero, idade e muito mais. Segmentar é a palavra-chave para entregar conteúdo para o público correto. E criar as personas é parte imprescindível desse processo.

Além de definir quais e como usar as redes sociais, as personas auxiliam na criação do conteúdo. Conhecer as personas é conhecer o que elas querem consumir. Logo, é o primeiro passo para criar um conteúdo rico, o que nos leva à próxima dica.

2. Não há mais espaço para conteúdo ruim nas redes sociais

Com a quantidade enorme de posts que vemos todos os dias nas redes sociais, criar um conteúdo de marca ruim é sinônimo de não criar.

Você pode até divulgar o conteúdo que criou nas redes sociais, mas se ele não for relevante para o seu público, bom e visualmente atrativo, não ganhará atenção na enxurrada de posts.

Boas formas de criar conteúdo relevante em redes sociais para concessionárias é divulgar as postagens do seu blog, fortalecendo o relacionamento com o cliente. Investir em vídeos sempre é uma forma de atrair a atenção dos usuários. Nunca se consumiu tanto vídeo quanto hoje, mas o formato mudou.

Em vídeos como os da função Stories do Instagram você precisa atrair a atenção do cliente em seis segundos.

Aproveite que você conhece os interesses da sua persona para planejar e criar o conteúdo mais interessante para ele.

3. Mantenha diálogos e esteja sempre acessível

Criar redes sociais para concessionárias promove uma relação mais próxima entre a marca e o público. Primeiro, ao mostrar que você sabe do que está falando, que é um especialista, você ganhará notoriedade e autoridade.

Para manter um diálogo com o consumidor, não um simples monólogo da marca, peça opiniões e avaliações dos clientes, promova peças que interajam com o usuário de alguma forma. Quiz, enquetes, lives, sorteios… Todos eles pedem interação do usuário de alguma forma.

Ao deixar a conversa sobre vendas de lado por um objetivo maior, você ganha credibilidade. Isso ajuda a encaminhar o usuário ao próximo estágio da jornada de compra.

É importante também estar sempre acessível e disponível nas redes sociais para quando o cliente precisar. Se você desaparecer por um período maior que o previsto, o cliente que não te encontrou provavelmente não tentará se comunicar com você novamente.

carro conectado com redes sociais para concessionárias

4. Boa periodicidade

Manter a página constantemente atualizada e produzir conteúdos com regularidade para as redes sociais é essencial para gerar envolvimento e leads para a sua concessionária.

Uma boa periodicidade fará com que você sempre esteja lá quando o cliente estiver pensando em consumir o produto ou o serviço que você oferece.

Contudo, periodicidade não significa ser repetitivo. Novamente vem a questão o conteúdo. Para produzir algo relevante e que sempre o seu cliente esteja interessado, você precisa de uma boa estratégia para produzir temas novos e de importância.

5. Use de Remarketing

Remarketing é a melhor forma de alcançar usuários que ainda não converteram no seu conteúdo. Por meio dele você consegue criar anúncios que apareçam para pessoas que visualizaram a Landing Page de oferta, mas não converteram.

O Facebook Ads é uma ferramenta que permite um eficiente uso do remarketing. Para usar o remarketing do Facebook, você precisará instalar um pixel de conversão em seu site. Após instalado, você poderá fazer o anúncio baseado nas páginas em que o seu visitante já passou.

6. Estratégia para as campanhas online

A partir do momento em que você criar redes sociais para concessionárias bem estruturadas, sua campanha online vai ficar muito mais fácil. Já existirá uma base de fãs para ela.

É importante estabelecer, inicialmente, as suas metas de campanha. Defina se você quer gerar envolvimento ou reconhecimento de marca, cliques ou curtidas. Tendo um objetivo, você pode montar a sua estratégia com maior assertividade.

Algo que pode te ajudar a otimizar as conversões é saber segmentar os anúncios por etapas na jornada de compra. Se você já dividiu as suas personas por estágios da jornada, fica mais fácil. Isso possibilita que os anúncios com o tipo de conteúdo mais específico para o seu cliente seja direcionado a ele. E que cada conversão também possa levá-lo ao estágio seguinte no processo através do remarketing.

Por exemplo, seu cliente primeiro pode consumir um material sobre quais os tipos de seminovos existentes no mercado. Se ele converteu é porque se interessa pelo tema. Com a estratégia de remarketing, ele pode receber logo em seguida anúncios de ofertas de seminovos. Essa otimização aumenta a probabilidade de conversão e vai gerar mais leads para a sua concessionária.

vender carros usando redes sociais para concessionárias

Conclusões

Atrair visitantes, fãs e gerar leads a partir da criação de redes sociais para concessionárias não acontece por acaso. Precisa envolver uma estratégia e que se cumpram requisitos básicos de boas práticas. Tudo começa com a elaboração e segmentação do seu público em personas e com planejamento de conteúdo relevante para esse público.

Além disso, é preciso manter uma boa regularidade, saber utilizar o remarketing. Essas ações facilitarão na hora de compor a sua campanha. É essencial saber como investir em mídia paga nas redes sociais. Até porque o alcance orgânico das páginas vem diminuindo cada vez mais.

Porém, cuidar de redes sociais para concessionárias apenas quando for patrocinar links ou impulsionar postagens também não funcionará. Você precisa manter uma boa base de público e conteúdo regularmente para que as campanhas, quando ativadas, funcionem com a maior eficiência.

Se quiser conhecer outras estratégias para gerar mais leads para a sua concessionária,  confira nosso post com 9 dicas para converter mais leads para concessionárias.

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