Como as plataformas digitais estão alterando as relações de trabalho nas concessionárias?

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das dinâmicas humanas que tem se alterado intensamente neste século XXI é, sem dúvida, a que ocorre entre colaborador e empresa. Isso também envolve as relações de trabalho nas concessionárias. As facilidades digitais e especializações profissionais demandam novas carreiras, e a otimização do mercado e do consumo exigem uma nova formação, que nem sempre é aquela que as universidades oferecem.

Muitas vezes, quando se trabalha com vendas, marketing digital e performance o conhecimento prático necessário para o mercado de trabalho se encontra em cursos paralelos e on-line, oferecidos por plataformas com interesse no aprimoramento das boas práticas nessas áreas, como Google, Facebook e Udacity.

Todas essas plataformas oferecem cursos (gratuitos e pagos) e também certificados. Muitas dessas certificações acabam sendo um diferencial na hora da seleção de profissionais no setor automotivo. É o caso das famosas certificações de Google Ads.

Isso exemplifica como está a mediação da relação entre as empresas na Era Digital, que precisam de uma força de trabalho mais qualificada, e quem está em busca de emprego. Essa mediação não está mais sendo feita pelas instituições de ensino superior ou técnico, nem mesmo pelas agências de emprego ou estágio.

Agora, surgem players específicos do ambiente digital que têm interesse no aprimoramento do mercado.

novas relações de trabalho nas concessionárias

E isso, é claro, chega até o segmento automotivo também!

Um estudo da Accenture Strategy, feito em 2016, sobre a força de trabalho na era digital mostrou que os profissionais recém-formados priorizam um bom ambiente de trabalho, que os desafiem, e isso está acima da questão salarial.

A motivação financeira segue sendo importante, mas somada a uma proposta de valor. Estamos falando de uma geração que cresceu fortemente conectada e tem como modelos de homens e mulheres de negócios bem-sucedidos pessoas que quebraram estereótipos ultrapassados e criaram algo novo.

Logo, é importante estar atento. Essa é uma mudança que impacta diretamente as relações de trabalho nas concessionárias. A sua concessionária oferece um modelo inovador de vendas? Tem apostado em estratégias digitais para chegar ao consumidor de diferentes formas?  Tem recrutado profissionais capacitados para atender essas novas exigências?

Por exemplo, o vendedor de alta performance das concessionárias, principalmente em países que têm adotado estratégias inovadoras no ambiente digital, não é aquele que somente aguarda por novos clientes entrarem pelas portas do showroom físico.

Não, ele sabe que este cliente que chega à concessionária já pesquisou e precisa ser qualificado por um time que atua nos bastidores (geralmente os encantadores de leads).

Assim, o profissional de vendas moderno também deve entender de estratégias de vendas on-line, como Encantamento de Leads, showroom virtual e landing pages. E é esse profissional que sua concessionária deve procurar.

 

O mais importante: você tem recrutado o profissional certo?

Com a recente crise brasileira, muitas empresas e profissionais usaram o período para se atualizarem acerca do mercado digital. Era uma forma de encontrar no segmento uma solução.

Investir no mercado digital tornou-se uma forma de otimizar os lucros do setor automotivo, não só por ajudar a alcançar um novo público, mas também por antecipar a mudança inevitável de que a maioria dos consumidores está migrando para o ambiente de vendas on-line, por ser mais ágil e prático, como apontam os dados mais recentes. Hoje, cerca de 80% das compras de veículos começam no meio digital (confira mais aqui).

Logo, saber construir um time de alta performance de marketing digital também se tornou essencial para poder posicionar sua concessionária nessa nova era. O profissional de marketing que você deve buscar não somente entende de anúncios de televisão e outdoor. Ele é multitarefa. Conhece as diversas mídias (off e on-line), mas também produz conteúdos e define estratégias de geração e qualificação de leads.

Tendo em vista a dificuldade de se encontrar profissionais tão qualificados quanto o mercado exige, as próprias plataformas digitais têm investido em fazer uma ponte entre o profissional e a empresa.

E foi essa iniciativa que tomou também a AutoForce Plataforma de Marketing Digital Automotivo.

 

O que é o AutoForce Jobs?

Para facilitar a formação do time de marketing digital da sua concessionária e aprimorar a qualificação em vendas on-line do mercado automotivo, a AutoForce lançou a plataforma AutoForce Jobs. É o primeiro portal gratuito de vagas para o setor automotivo.

Por meio da AutoForce Jobs, concessionárias e montadoras podem criar um perfil, divulgar as vagas abertas e selecionar, no banco de talentos, o profissional que melhor se adequa à função desejada.

Já os profissionais que procuram recolocação no mercado ou querem mudar de carreira podem criar um cadastro para ter acesso às oportunidades disponíveis. O currículo do candidato e o portfólio só ficam disponíveis para as empresas cadastradas.

É uma ferramenta pensada para facilitar as relações de trabalho nas concessionárias. Recrutar e selecionar especialistas para o time ficou mais fácil e prático.

Dessa forma, ganham a concessionária e a montadora, por terem acesso a um vasto banco de profissionais qualificados, que sabem operar as plataformas exigentes do marketing digital. Ganham os profissionais, por estarem em contato direto com potenciais empregadores. Ganha, também, a AutoForce, com a qualificação digital do mercado automotivo.

Quer saber mais? Clique abaixo e acesse agora o portal AutoForce Jobs!

 

autoforce jobs plataforma novas relações de trabalho nas concessionárias

Posts recomendados para você