Sua concessionária deve ter um showroom virtual? Vantagens x Desvantagens

Tempo de leitura: 8 minutos

*Esse é um conteúdo mais aprofundado e completo. Se você está começando a aprender mais sobre marketing digital automotivo e estratégia online, recomendamos que comece pelo post sobre sites para concessionárias.

 

Hoje em dia, para uma concessionária bater as metas de vendas não é preciso investir milhares de reais em anúncios na televisão, mídias ou revistas. Outras ferramentas surgiram para ajudar o dealer a tirar o cliente da rua e levar até a porta do negócio. Uma delas é showroom virtual para concessionárias.

Como já sabemos, os consumidores têm trocado cada vez mais o showroom físico pela pesquisa prévia na internet. Mas o que esses consumidores procuram não mudou.

O que eles desejam é ter a mesma experiência do seu showroom físico, só que na internet. Ou seja: querem ter acesso ao mesmo conteúdo. Querem saber as ofertas do mês, fazer uma avaliação do seminovo, conhecer as cartas de consórcio, pedir o orçamento de uma peça ou serviço e conhecer o lifestyle da marca.

Agora, vamos à pergunta mais importante. Você deixaria o seu showroom físico com aspecto sujo, sem carros no mostruário, sem telefone e com péssimo atendimento?

Provavelmente sua resposta foi um sonoro “não!”.

Mas será que não é isso que você está fazendo com o showroom virtual da concessionária, que é por onde suas oportunidades venda chegam agora?

Quando procuram sua concessionária na internet, os consumidores desejam encontrar algumas informações básicas, como:

 o que não pode faltar em um showroom virtual para concessionárias

O consumidor que tem interesse no veículo comercializado chega na concessionária já sabendo o que quer. Muitas vezes ele vai para concessionária já tendo agendado uma visita com o encantador de leads.

Isso mostra que o interesse do consumidor no início da jornada já foi saciado por alguma fonte de informações — mas será que essa fonte foi você?

Se você não oferece essas informações, não entrega conteúdo nem experiência para o visitante online,  sinto dizer, mas você está desperdiçando oportunidades de negócio. E não necessariamente está perdendo para a concorrência, que nem sempre faz o dever de casa. Está perdendo para si mesmo.

Quer reverter essa situação? Continue lendo! Neste post vou mostrar para você como um showroom virtual para concessionárias pode transformar sua experiência de vendas online.

 

Há diferença entre site e showroom virtual para concessionárias?

Diferentemente de um site comum, o showroom virtual oferece uma experiência mais imersiva, interativa e, principalmente, orientada para a conversão.

O objetivo do showroom virtual é trazer o máximo da vivência da loja física para a tela do dispositivo do usuário.

Isso não quer dizer que o usuário que visita o seu showroom virtual deixará de ir à loja — nem é isso que desejamos. O que queremos é otimizar ao máximo a jornada de compra do consumidor.

Ou seja, é através das interações com seu showroom virtual e, posteriormente, anúncios direcionando para landing pages automotivas, que o consumidor vai tirar todas as dúvidas e escolher onde comprar.

Além disso, um showroom virtual geralmente conversa melhor com a identidade visual da marca e é responsivo — ou seja, se adequa a todos os dispositivos que o usuário utilize.

Já um site nem sempre atende todos esses objetivos, seja por ter foco mais institucional, reunir informações diversas, não ter iscas de conversão específicas ou não garantir uma boa interação do usuário com os produtos.

Pense no showroom virtual como a evolução de um site para concessionárias.

Para ficar mais claro, vamos entender o que não pode faltar na estrutura de um showroom virtual para concessionárias. Utilizaremos, como exemplo, um showroom virtual desenvolvido pela AutoForce para a marca Hyundai.

 

1. Área nobre

É a área que receberá os banners de oferta. Utilize essa área para divulgar apenas as principais ofertas o mês — e nunca mais que três!

Dica: Se o seu fornecedor digital permite, utilize iscas de conversão acima dos banners. O Autódromo, plataforma da AutoForce, permite a inclusão de alguns tipos de isca, como contagem regressiva e formulário de conversão. E o mais importante: nunca esqueça de incluir um link para as ofertas internas.

bloco de banner showroom virtual para concessionárias
Acesse aqui o showroom completo desenvolvido pela AutoForce.

2. Carrossel de veículos

Área abaixo dos banners, onde ficam os modelos disponíveis na concessionária. Mantenha essa área sempre atualizada, com fotos dos modelos mais recentes. Também deve conter link para a página interna do veículo.

Dica: Dê preferência a deixar o preço público dos modelos, pois é isso o que o visitante geralmente procura.

 

3. Bloco de seminovos

Parte imprescindível, pois reúne o estoque de seminovos das concessionária. Possui as informações essenciais da oferta, como preço, ano e dados básicos do veículo.

Dica: Utilize integradores de seminovos para puxar as informações atualizadas do seu estoque e distribuir entre os portais automotivos.

 

seminovos showroom virtual para concessionárias
Acesse aqui o showroom completo desenvolvido pela AutoForce.

4. Carrossel de ofertas

Reúne as principais ofertas do mês, para pessoas físicas ou para vendas diretas.

Dica: Tenha, no mínimo, cinco ofertas cadastradas, mostrando o máximo de opções para o consumidor.

 

5. Ofertas de consórcio

Área que oferece a possibilidade de informar quais são as cartas de consórcio disponíveis naquele mês.

Dica: Esta área também exige que você tenha, no mínimo, cinco ofertas cadastradas. Após clicar, o visitante é direcionado para a página interna da carta.

 

6. Ofertas de pós-vendas

Utilizada para a divulgação de peças, acessórios e serviços da concessionária.

Dica: Essa área é bastante dinâmica e deve sempre linkar para um formulário interno, onde o usuário poderá solicitar mais informações.

 

Showroom virtual para concessionárias área de pós-vendas
Acesse aqui o showroom completo desenvolvido pela AutoForce.

7. Bloco de informações

Área próxima ao rodapé, geralmente é o último bloco de conteúdo do showroom. Deve conter telefones de contato, mapa para localização das lojas e horários de atendimento.

Dica: Utilize essa área para divulgar as redes sociais da concessionária, bem como criar uma isca de conversão para whatsapp.

Claro que você também deve inserir iscas de conversão em outras páginas do showroom virtual, como chats para atendimento, formulários (cada oferta deve ter um), bem como popups ou barras superiores que chamem o usuário para uma conversa pelo whatsapp. Veja abaixo a distribuição de iscas em uma página interna.

 

exemplos iscas de conversão showroom virtual para concessionárias
Acesse aqui o showroom completo desenvolvido pela AutoForce.

 

A ideia é que o seu showroom virtual apareça para o usuário como um e-commerce, onde ele poderá realizar quase todas as ações da loja física. A diferença é que o seu cliente terá mais comodidade para fazer o que quiser, e na hora que quiser!

 

Quais as vantagens de um showroom virtual para concessionárias?

 

  • Adequado ao novo consumidor. O showroom virtual é um modelo elegante e interativo, que geralmente atende às exigências de usabilidade e experiência online do novo consumidor.
  • Reúne conteúdos atrativos. O showroom virtual reúne todas as informações procuradas pelo usuário que está no início da jornada. Isso atrai mais visitantes.
  • Gera leads qualificados. Pela quantidade de iscas direcionadas, como “solicite um orçamento”,  o seu showroom virtual consegue converter mais leads qualificados, melhorando as taxas do funil de vendas online.
  • Autonomia da concessionária. Dependendo do fornecedor digital, sua concessionária pode fazer a gestão por conta própria do conteúdo do showroom virtual.

 

Quais as desvantagens de um showroom virtual para concessionárias?

 

  • Não substituem a loja física. Nem é esse o objetivo, por enquanto. De acordo com dados recentes do Google, 80% dos consumidores brasileiros ainda preferem ir à loja concluir a compra.
  • Exigem times qualificados. Não adianta de nada ter um showroom físico se ele não for atualizado continuamente. Isso exige que os times da concessionária estejam qualificados para utilizar a ferramenta.
  • Exigem imersão digital da concessionária. O showroom virtual também muda a forma de fechar negócios. Exige da concessionária novos processos para lidar com as demandas internas (veja mais neste post sobre gestão de leads).

 

Sua concessionária está pronta para ter um showroom virtual?

Antes de se questionar sobre a escolha da ferramenta, responda: sua concessionária está preparada para investir no ambiente digital? Onde eu quero chegar com isso?

Um showroom virtual é parte essencial da estratégia online de uma concessionária. É ele que vai oferecer informações e ajudar a encantar o usuário, estimulando-o a converter.

Se a sua concessionária já possui um site, não se preocupe. É possível transformá-lo em um showroom virtual. Só que, para isso, é preciso apostar na solução digital certa!

Quer saber mais? Confira neste outro post algumas dicas sobre como escolher a melhor solução digital para a sua concessionária.