O site da sua concessionária é responsivo? Se não, você está perdendo essa competição!

Tempo de leitura: 6 minutos

Saber que muitos consumidores de carros de hoje utilizam smartphones durante a jornada de compra é uma coisa. Mas o que sua concessionária está fazendo com essa informação?

Os dados mostram que ter um site responsivo para concessionárias se transformou de tendência para necessidade há muito tempo. Se o site da sua concessionária não é, você está perdendo a competição pelas vendas online!

De acordo com uma pesquisa Netpop-Google de 2016, 76% dos usuários de smartphone pesquisam concessionárias por meio do celular. Analisam preço, aprendem sobre marcas e modelos, lêem avaliações e fazem comparativos.

Essa é uma tendência que só cresce. Em 2017, os brasileiros passaram 6% mais tempo em aparelhos mobile do que em anos anteriores, segundo relatório da Mobile Marketing Association.

Ah, e esse crescimento não é guiado apenas por jovens! Os baby boomers (nascidos entre as décadas de 1950 e 1960) aumentaram em 48% o tempo gasto nos smartphones no ano passado.

Sabe quando você entra em um site para concessionárias, mas precisa ficar mexendo na tela ou dando zoom de um lado para outro para ler as informações? Ou as imagens não carregam, surgem caracteres estranhos e você acaba perdendo tempo?

Isso mostra que esse site não é responsivo.

Um site responsivo para concessionárias é aquele que adequa o seu conteúdo automaticamente, de acordo com o dispositivo que está sendo utilizado. Isso é fundamental para que o usuário tenha uma boa experiência com a marca.

Faça o teste com o seu site. Ferramentas como o Resizer mostram como o seu site está sendo exibido em diversos dispositivos. Aparece como abaixo:

 

site responsivo para concessionarias autoforce

Se você fez o teste e viu que a navegação não está bem adaptada ao mobile, é hora de mudar! Mas antes, vamos tirar uma dúvida muito comum.

Site mobile ou site responsivo?

Parecem sinônimos, mas mão é bem assim.

Criar um site responsivo para concessionárias é adaptar o layout que já existe de acordo com a tela do dispositivo que está sendo utilizado. Para isso, imagens, vídeos e  texto precisam ser “flexíveis”.

Já o site mobile exigeuma nova versão do site para cada dispositivo em que será exibido. É muito utilizado para tornar a navegação mais leve e rápida, mas nem sempre essa adaptação dá certo, pois os dispositivos têm tamanhos diversos. Isso impacta a navegação.

A boa notícia é que hoje existem plataformas de marketing digital automotivo que já oferecem sites, landing pages e portais responsivos, sem que você precise mexer no código. (É o caso da AutoForce! Explicamos mais sobre isso neste post).

Ainda não está convencido? Confira então 7 dados que mostram porque ter um site responsivo para concessionárias:

público site responsivo para concessionarias

1. Experiência é tudo

Segundo Google, é provável que 61% dos usuários retornem a um site responsivo que tiveram problemas para acessar do que a um site não responsivo.

Um site responsivo para concessionárias permite uma melhor experiência do usuário. Ele não precisa perder tempo dando zoom e tentando melhorar a leitura e navegação. Isso permite que ele ache informações mais rápido, aprofunde a navegação e converta em formulários mais rapidamente.

2. O tráfego é mobile

Se você revisar os dados do seu website, perceberá que cerca de ¾ do tráfego é mobile. Isso acontece porque os dispositivos móveis já correspondem a mais da metade do tráfego em toda a internet.

Não só o tráfego, mas também a tomada de decisão ocorre nos smartphone: 22% dos consumidores usam o celular para pesquisar preço nas concessionárias.

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3. Seu SEO agradece

Ser mobile-friendly é um dos 200 critérios utilizados para melhorar o rackeamento em buscadores. O Google anunciou em 2015 que aumentaria as classificações de sites amigáveis para mobile se a pesquisa for feita por smartphone.

Isso é tão importante para o buscador que Google lançou uma ferramenta de análise da responsividade, bem fácil de usar. Confira aqui.

4. O tráfego é social

Mais de 50% do consumo de mídias sociais ocorre no mobile. Boa parte do seu tráfego também virá das redes sociais.

Um estudo da Ipsos Media com o Facebook mostrou que consumidores mobile estão mais avançados jornada de compra: 24% deles já haviam pedido uma cotação online quando foram impactados por anúncios nas redes sociais.

Ao investir em mobile, você alcança usuários mais qualificados.

Um site responsivo, além de mais adequado ao consumo mobile, também favorece a viralização dos conteúdos, pois permite o compartilhamento social de forma mais natural.

5. A taxa de rejeição cai

Uma experiência negativa com um site pode reduzir em 61% o tempo de permanência de um usuário na página. Um site responsivo reduz a taxa de rejeição: a quantidade de usuários que entram no site e saem sem interagir.

Lembre que uma alta taxa de rejeição pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo não é relevante. E você pode perder posições no buscador.

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6. A velocidade melhora

Um site responsivo também é mais leve e carrega mais rápido. Quando um site é lento, a taxa de rejeição sobe e você perde oportunidades.

A própria Amazon já assumiu que cada 0,1 segundo a mais de demora no carregamento das suas páginas equivale a redução de 1% nas vendas! 

7. Landing pages convertem mais

Landing pages responsivas impactam no desempenho dos anúncios online. Segundo a Adobe, páginas otimizadas para mobile triplicam as chances de aumentar a taxa de conversão móvel para 5%. Contamos tudo neste post.

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Conclusão

Investir na criação de um site responsivo trará resultados impactantes para o seu site e ainda mais para a sua concessionária. Sem ele, você perde posições na corrida pelas vendas online!

Se a sua taxa de rejeição está matando o seu tráfego, isso quer dizer que você precisa de uma mudança hoje! Não permita que conteúdos não-responsivos contribuam para aumentar essa estatística.

Use as dicas acima para transformar o seu site em um caminho direto para novos negócios.

Se você ainda não tem um site responsivo, pergunte-se por que uma tecnologia de 2012 ainda não é uma opção. Talvez seja hora de reavaliar a solução digital da sua concessionária!

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