7 dicas para ter sucesso na liderança da concessionária

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Resultados. Esta é a palavra que persegue o trabalho diário dos líderes de equipes – e que soa quase como um mantra – em qualquer empresa. Cabe aos líderes o papel de engajar a equipe para alcançar ou até superar as metas pré-estabelecidas na organização. Eles também precisam saber agir sob pressão e a tomarem as melhores decisões de maneira rápida e instintiva.

Para estar à frente de uma equipe é necessário ter capacidade não apenas de gerenciar pessoas, mas de criar um ambiente propício à inovação, aprendizado e aperfeiçoamento dos colaboradores. Além disso, entre as características necessárias para se ter sucesso na liderança, está a boa comunicação.

De acordo com a pesquisa “Tendências de Comunicação Interna 2018”, feita pela SocialBase e a agência Ação Integrada no fim de 2017, 24% das organizações considera a comunicação do gestor ou da alta liderança a melhor forma para fazer uma informação chegar aos colaboradores. Ainda segundo o levantamento, a palavra dos gestores é mais eficaz que o uso do e-mail (13%) ou intranet (7%).

Outro traço marcante para o sucesso na liderança é a sensibilidade de interpretar problemas enfrentados pela equipe e buscar soluções criativas para reverter o jogo.

Sinais como apatia do time, queda dos resultados, brigas, disputas internas e pressão constante são sinais claros de que há algo errado, de acordo com o consultor norte-americano Paul McCord. Esses comportamentos podem gerar sobrecarga em alguns colaboradores, aumentar o nível de pressão na equipe e causar insegurança. Associados, estes fatores levarão sua equipe àquilo que é o terror de todo gestor: a baixa produtividade.

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O espelho de um líder

É importante ressaltar que a equipe deve ser o reflexo do líder. Gestores entusiasmados, motivados, participativos e com espírito de equipe costumam obter sucesso na liderança. Quem toma decisões de forma centralizada costuma enfrentar dificuldades quando possui uma equipe de vendas experiente, já que pode encontrar rejeição dos colaboradores. Equipes lideradas por administradores com estas características enfrentam dificuldades na hora de tomar decisões rápidas quando o chefe do setor estiver ausente.

Com a entrada de novas gerações no mercado de trabalho, há um novo modo de gerir as pessoas. Este modo inclui saber dar instruções e supervisionar o cumprimento de cada tarefa; dirigir, supervisionar e explicar o porquê de cada decisão tomada; apoiar os colaboradores na execução das tarefas, dividir as decisões com eles e, principalmente, dar autonomia aos liderados. Assim eles podem achar, por si mesmos, soluções para dificuldades enfrentadas durante o exercício das atividades diárias.

Mas, e na prática, como um líder autêntico deve se comportar no ambiente de uma concessionária? A gente lista 7 dicas para ser um líder de alta performance e obter sucesso na liderança:


1. Dê exemplo

Nem todos praticam exatamente aquilo que pedem ao corpo de colaboradores. O exemplo é a melhor maneira de inspirar e influenciar seu time a correr atrás dos resultados. Seja transparente, respeitoso e imparcial com as pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho. Lembre-se: gestor e colaboradores fazem parte do mesmo time e possuem as mesmas metas!

2. Comunique-se 

Fale sobre as metas, métodos e expectativas de maneira clara. Prontifique-se a ouvir os colaboradores. Quebrar posturas formais ajudam a construir um ambiente de trabalho. Assim, é possível estabelecer relação de confiança e construir um ambiente em que todos se sintam à vontade para sugerir soluções para problemas.

3. Desafie sua equipe

Um líder de alta performance conhece a capacidade da equipe que gere. Por isso, pode incentivar colaboradores a melhorar pontos fracos por si mesmos.

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4. Seja humilde

Quando o resultado não é alcançado, lembre-se que você também é parte do time e fez parte do objetivo não cumprido. Não há fraqueza em pedir desculpas ou admitir um erro. Seja humilde de forma autêntica.

5. Conheça cada um

Uma equipe é como um motor. Cada colaborador é uma engrenagem e, se uma delas parar, pode ser que todo o processo produtivo empaque. É fundamental que o líder conheça a função de cada peça do time para entender a importância de cada funcionário em meio à rotina da empresa.

6. Valorize

Não esqueça de valorizar os esforços do seu time. Eles foram cruciais para que todas as metas fossem cumpridas e vão motivar ainda mais sua equipe para os próximos desafios.

7. Dê feedback 

Dar retorno construtivo e constante sobre o desempenho de cada membro de sua equipe é importante. Também é hora de saber ouvir e entender como as pessoas veem seu método de trabalho. Promova reuniões, quebre burocracias e avalie tudo o que for sugerido para melhorar os processos internos.

Forme a melhor equipe!

Também cabe aos líderes o papel de recrutar os melhores profissionais. E saber onde buscar os colaboradores é fundamental.

Para isso, nada melhor que buscar colaboradores com experiências para o setor. Não é diferente no segmento automotivo!

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