Resultados. Esta é a palavra que persegue o trabalho diário dos líderes de equipes – e que soa quase como um mantra – em qualquer empresa. Cabe aos líderes o papel de engajar a equipe para alcançar ou até superar as metas pré-estabelecidas na organização. Eles também precisam saber agir sob pressão e a tomarem as melhores decisões de maneira rápida e instintiva.

Para estar à frente de uma equipe é necessário ter capacidade não apenas de gerenciar pessoas, mas de criar um ambiente propício à inovação, aprendizado e aperfeiçoamento dos colaboradores. Além disso, entre as características necessárias para se ter sucesso na liderança, está a boa comunicação.

De acordo com a pesquisa “Tendências de Comunicação Interna 2018”, feita pela SocialBase e a agência Ação Integrada no fim de 2017, 24% das organizações considera a comunicação do gestor ou da alta liderança a melhor forma para fazer uma informação chegar aos colaboradores. Ainda segundo o levantamento, a palavra dos gestores é mais eficaz que o uso do e-mail (13%) ou intranet (7%).

Outro traço marcante para o sucesso na liderança é a sensibilidade de interpretar problemas enfrentados pela equipe e buscar soluções criativas para reverter o jogo.

Sinais como apatia do time, queda dos resultados, brigas, disputas internas e pressão constante são sinais claros de que há algo errado, de acordo com o consultor norte-americano Paul McCord. Esses comportamentos podem gerar sobrecarga em alguns colaboradores, aumentar o nível de pressão na equipe e causar insegurança. Associados, estes fatores levarão sua equipe àquilo que é o terror de todo gestor: a baixa produtividade.

ideias para ter sucesso na liderança concessionária

 

O espelho de um líder

É importante ressaltar que a equipe deve ser o reflexo do líder. Gestores entusiasmados, motivados, participativos e com espírito de equipe costumam obter sucesso na liderança. Quem toma decisões de forma centralizada costuma enfrentar dificuldades quando possui uma equipe de vendas experiente, já que pode encontrar rejeição dos colaboradores. Equipes lideradas por administradores com estas características enfrentam dificuldades na hora de tomar decisões rápidas quando o chefe do setor estiver ausente.

Com a entrada de novas gerações no mercado de trabalho, há um novo modo de gerir as pessoas. Este modo inclui saber dar instruções e supervisionar o cumprimento de cada tarefa; dirigir, supervisionar e explicar o porquê de cada decisão tomada; apoiar os colaboradores na execução das tarefas, dividir as decisões com eles e, principalmente, dar autonomia aos liderados. Assim eles podem achar, por si mesmos, soluções para dificuldades enfrentadas durante o exercício das atividades diárias.

Mas, e na prática, como um líder autêntico deve se comportar no ambiente de uma concessionária? A gente lista 7 dicas para ser um líder de alta performance e obter sucesso na liderança:


1. Dê exemplo

Nem todos praticam exatamente aquilo que pedem ao corpo de colaboradores. O exemplo é a melhor maneira de inspirar e influenciar seu time a correr atrás dos resultados. Seja transparente, respeitoso e imparcial com as pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho. Lembre-se: gestor e colaboradores fazem parte do mesmo time e possuem as mesmas metas!

2. Comunique-se 

Fale sobre as metas, métodos e expectativas de maneira clara. Prontifique-se a ouvir os colaboradores. Quebrar posturas formais ajudam a construir um ambiente de trabalho. Assim, é possível estabelecer relação de confiança e construir um ambiente em que todos se sintam à vontade para sugerir soluções para problemas.

3. Desafie sua equipe

Um líder de alta performance conhece a capacidade da equipe que gere. Por isso, pode incentivar colaboradores a melhorar pontos fracos por si mesmos.

sucesso na liderança concessionária

4. Seja humilde

Quando o resultado não é alcançado, lembre-se que você também é parte do time e fez parte do objetivo não cumprido. Não há fraqueza em pedir desculpas ou admitir um erro. Seja humilde de forma autêntica.

5. Conheça cada um

Uma equipe é como um motor. Cada colaborador é uma engrenagem e, se uma delas parar, pode ser que todo o processo produtivo empaque. É fundamental que o líder conheça a função de cada peça do time para entender a importância de cada funcionário em meio à rotina da empresa.

6. Valorize

Não esqueça de valorizar os esforços do seu time. Eles foram cruciais para que todas as metas fossem cumpridas e vão motivar ainda mais sua equipe para os próximos desafios.

7. Dê feedbacks

Dar retorno construtivo e constante sobre o desempenho de cada membro de sua equipe é importante. Também é hora de saber ouvir e entender como as pessoas veem seu método de trabalho. Promova reuniões, quebre burocracias e avalie tudo o que for sugerido para melhorar os processos internos.

Forme a melhor equipe!

Também cabe aos líderes o papel de recrutar os melhores profissionais. E saber onde buscar os colaboradores é fundamental.

Para isso, nada melhor que buscar colaboradores com experiências para o setor. Não é diferente no segmento automotivo!

Com o objetivo de ajudar as concessionárias e fabricantes a formarem os melhores times, a AutoForce lançou a plataforma AutoForce Jobs. É o primeiro portal gratuito de vagas para o setor automotivo.

Quem procura recolocação no mercado ou quer mudar de carreira pode criar um cadastro para ter acesso às oportunidades disponíveis. O currículo do candidato e o portfólio só ficam disponíveis para as empresas cadastradas. Preencha o seu cadastro agora mesmo!

Tags: |

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.