On-line ou presencial: como treinar os colaboradores da concessionária?

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É possível que a palavra “treinamento” só apareça no dia a dia de algumas concessionárias quando estas estão na busca por resultados mais expressivos. No entanto, é necessário que a qualificação dos colaboradores seja uma constante e faça parte da cultura dessas empresas.

Treinar é incentivar, de forma autônoma, que cada pessoa consiga construir, por si só, uma maneira de pensar ou agir de acordo com a realidade que a cerca. É incentivar que o profissional se mantenha atualizado e tenha sede de mais conhecimento sobre a área em que atua.

A escolha sobre como treinar colaboradores da concessionária é que depende dos objetivos e das metas traçadas pela empresa. Preparar o funcionário vai ajudar a diminuir erros em processos diários importantes, como o atendimento os leads, por exemplo.

Ao treinar colaboradores da concessionária, você pode aumentar a performance individual e a produtividade de cada um deles. Outra questão é que os treinamentos também podem ajudar o time inteiro. Desta maneira, a equipe pode conseguir encontrar uma maneira de trabalhar alinhada, otimizando o trabalho e alcançando os resultados em menor tempo.

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Usando a tecnologia

Entre os benefícios do avanço tecnológico está a possibilidade de aproximar pessoas distantes. Isso pode ser usado de várias formas, entre elas na hora de treinar os colaboradores da concessionária.

Hoje é possível treinar colaboradores da concessionária por meio de cursos realizados via internet. Existe um número enorme de palestras e workshops gratuitos ou pagos, disponíveis para acesso a qualquer momento.

Mesmo assim, este tipo de interação ainda encontra resistência de muitas pessoas,  principalmente de gestores de concessionárias acostumados a métodos mais tradicionais, como a presença física do facilitador.

No entanto, é importante ressaltar que cada atividade — on-line ou off-line — exige uma didática específica.

Didática, do grego, pode ser traduzida como arte ou técnica de ensinar.

Em um conceito mais amplo, o termo costuma ser erroneamente compreendido como um conjunto de técnicas prontas e infalíveis. Mas não é bem assim.

Na verdade, a didática pode ser definida como a ferramenta usada pelo facilitador para equilibrar a teoria e a prática. Esse balanço define o método a ser utilizado de acordo com a realidade de quem irá ser submetido ao aprendizado.

Portanto, métodos usados em treinamentos nas concessionárias não devem ser repetidos em ambientes on-line e vice-versa. A maneira como o conteúdo é transmitido e a interação nestes meios é diferente.

Outro ponto valioso a ser lembrado é que o tempo de um treinamento presencial numa concessionária e de um on-line não são equivalentes. Enquanto um curso na loja que tem duração de 12 horas pode ser feito em dois dias, um treino na web que tenha a mesma duração pode ser realizado em seis ou mais dias.

Assim, quem opta pelo on-line pode se adaptar de acordo com sua realidade, decidir quando e como se preparar, além de evitar comportamentos que interfiram diretamente no rendimento.

Mas fica a pergunta: como será a comunicação entre aluno e facilitador nesses casos? E como o gestor da concessionária pode avaliar a efetividade desse treinamento?

O treinamento à distância deve ter um – ou mais de um! – canal de comunicação amplo e que facilite de forma ágil o contato entre instrutor e aprendiz. Apenas fóruns não são suficientes.

Chats, e-mails e quadro de avisos também são exemplos de canais que trazem confiança a quem se dispõe ao treinamento ou estudo on-line. Cabe ao instrutor ser presente, respondendo aos alunos de forma clara e rápida.

Independentemente do meio escolhido, o importante é a troca de experiências. Segundo o psicólogo Levy Vygotsky, pioneiro nos estudos sobre desenvolvimento cognitivo, essa interação é fundamental para o aprendizado.

Mas, antes de deixar você decidir qual a melhor forma de treinar os colaboradores da sua concessionária, vamos listar mais algumas vantagens e desvantagens dos treinamentos on-line. Confira:

Treinar colaboradores da concessionária com frequência é a melhor maneira de aumentar a performance e os resultados. Veja como a internet pode ajudar nisso!

Vantagens do treinamento online

  • Qualquer hora e lugar: na maior parte dos casos, basta estar conectado à internet para participar de um treinamento. É possível aproveitar aquela volta pra casa mais demorada, no transporte público ou um momento do dia em que o rendimento costuma ser maior
  • Repetição: não entendeu algo, ficou distraído ou perdeu a linha de raciocínio? Você pode repetir o conteúdo quantas vezes quiser!
  • Comodidade: fazer um curso no conforto de casa pode ser uma atividade que complementa o conhecimento e traz prazer. Essa possibilidade dá autonomia ao estudante para que ele possa escolher a maneira como vai se preparar.
  • Custo: estes treinamentos costumam apresentar bom custo-benefício e excluem gastos extras como transporte e alimentação, que podem prejudicar o orçamento quando os locais ficam afastados da rota feita diariamente.

Vantagens do treinamento na concessionária

  • Foco: você terá acompanhamento de alguém durante todo o treinamento.
  • Interação: pessoas com diferentes níveis cognitivos e de experiências tendem, por meio da interação, a aprender umas com as outras. Há, também, o desenvolvimento de habilidades sociais e construção de networking.
  • Instrução direta: presencialmente, é possível tirar dúvidas de forma instantânea com o facilitador.
  • Não depende de internet: se a sua conexão à internet não tiver uma velocidade boa, fazer um treinamento ou curso on-line pode se tornar um verdadeiro teste de paciência na hora de carregar vídeos ou de fazer download de materiais. Presencialmente, esse problema não existe.

É importante ressaltar que o grande diferencial do treinamento, seja ele on-line ou off-line, está ligado ao comprometimento e seriedade do profissional envolvido.

Cada modelo permite que a pessoa desenvolva pensamentos e questionamentos de maneiras diferentes. O mérito da existência de ambos os métodos é a possibilidade de abranger todos os tipos de públicos.

A comunicação é uma ferramenta crucial também para entender como cada funcionário tende a se adaptar. Consultá-los pode ser uma maneira direta de obter um feedback sobre como cada um se adequa melhor aos treinamentos.

Forme a melhor equipe!

Também cabe aos líderes o papel de recrutar os melhores profissionais. Saber onde buscar os colaboradores é fundamental. Para isso, nada melhor que buscar colaboradores com experiências para o setor. E isso não é diferente no segmento automotivo!

Para ajudar as concessionárias e marcas a formarem os melhores times, a AutoForce lançou a plataforma AutoForce Jobs. É o primeiro portal gratuito de vagas para o setor automotivo.

Quem procura recolocação no mercado ou quer mudar de carreira pode criar um cadastro para ter acesso às oportunidades disponíveis. O currículo do candidato e o portfólio só ficam disponíveis para as empresas cadastradas.

 

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